Abordagem estruturalista da administração
Por: tatimenezes • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 528 Visualizações
INTRODUÇÃO
Abordagem Estruturalista da Administração
Idalberto Chiavenato em seu livro Teoria Geral da Administração (2004) declarou que Max Weber, um sociólogo alemão no início do século XX, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações da sua época, chamando-as de burocracia, ele acreditava que essas eram as organizações características de uma nova época, com novos valores e de novas exigências.
A abordagem estruturalista surge da necessidade de ordem e exatidão e também da reivindicação dos trabalhadores por um tratamento mais justo e imparcial, e então deu origem a Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista. (Chiavenato,2004).
(Adaptado de Chiavenato,2004)
Modelo Burocrático de Organização
Origens da Teoria da Burocracia
Para Chiavenato (2004) a Teoria da Burocracia foi desenvolvida na Administração por, levando em conta alguns aspectos:
a. A fragilidade e a parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitaram uma abordagem global e integrada dos problemas da organização.
b. A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as condições e variáveis envolvidas.
c. O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem-definidos.
d. O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, com a descoberta dos trabalhos de Max Weber. Que propôs um modelo de organização e as organizações tentaram aplicá-lo na prática.
Tipos de sociedade
O sociólogo Max Weber distingue três tipos de sociedade:
a. Sociedade tradicional: onde predominam características patriarcais e patrimonialistas, como a família, o clã, a sociedade medieval etc.
b. Sociedade carismática: onde predominam características místicas, arbitrárias e personalistas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução etc.
c. Sociedade legal, racional ou burocrática: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos etc.
Tipos de autoridade
Weber define autoridade como a probabilidade que um comando ou ordem especifico seja obedecido, define também três tipos de autoridade:
a. Autoridade tradicional: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, porque essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas.
b.Autoridade Carismática: quando os subordinados aceitam as ordens do superior por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam.
c.Autoridade Legal, racional ou burocrática: quando os subordinados aceitam as ordens dos superiores porque concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítima e dos quais deriva o comando.
Características da Burocracia Segundo Weber
A burocracia, de acordo com o conceito popular pode ser entendida como uma organização onde as papeladas se multiplicam e se avolumam, impedindo soluções rápidas ou eficientes. Para weber é exatamente o contrário , sendo burocracia uma organização eficiente por excelência.(Chiavenato,2004).
Características:
a.Caráter legal das normas e regulamentos: É uma organização ligada por normas e regulamentos .
b.Caráter formal das comunicações:. Todas as ações e procedimentos são feitos por escrito para proporcionar a comprovação e documentação adequadas.
c. Caráter racional e divisão do trabalho: Esta divisão do trabalho atende a uma racionalidade, é adequada ao objetivo a ser atingido: a eficiência da organização.
d.Impessoalidade nas relações: A distribuição das atividades é feita impessoalmente, em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas.
e. Hierarquia da autoridade: Seguindo o princípio da hierarquia, cada inferior deve estar sobre a supervisão de um superior. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão.
f. Rotinas e procedimentos padronizados: Fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo.
g.Competência técnica e meritocracia: A escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não nas preferências pessoais.
h.Especialização da administração: Os administradores da burocracia não são seus donos, acionistas ou proprietários. Abordagem Estruturalista
i.
...