Análise de Ambiente Político
Por: denislobato • 5/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 394 Palavras (2 Páginas) • 350 Visualizações
ANÁLISE DO AMBIENTE POLÍTICO
Segundo o Portal Brasileiro do Comércio Exterior, a importação legal de produtos, dá-se após o cumprimento de três etapas, constituídas por: administrativa, fiscal e cambial.
“A fase administrativa se refere aos procedimentos e exigências de órgãos de prévios à efetivação da importação e variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações. A fase inicial compreende o tratamento aduaneiro, por meio do despacho de importação, que é o procedimento mediante o qual é verificada a exatidão dos dados declarados pelo importador em relação às mercadorias importadas, aos documentos apresentados e à legislação específica, com vistas aos seu desembaraço aduaneiro. Essa etapa ocorre em recintos próprios, logo após a chegada da mercadoria no Brasil, e inclui o recolhimento dos tributos devidos na importação. Após a conclusão do desembaraço aduaneiro, a mercadoria é considerada importada e pode ser liberada para o mercado interno.
Já a fase cambial diz respeito à operação de compra de moeda estrangeira destinada a efetivação do pagamento das importações (quando há esse pagamento) sendo processada por entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar em câmbio.”
Podendo ser melhor visualizada no seguinte fluxograma
RIVALIDADE ENTRE AS EMPRESAS CONCORRENTES
A rivalidade entre as distribuidoras acontece mais no quesito preço e oferta de produtos. Os preços não têm grandes variações, então a capacidade da distribuidora em negociar com os fornecedores e conseguir melhores preços faz com que ela tenha vantagem no mercado. A rivalidade consiste em oferecer o melhor preço ao cliente e produtos diferenciados.
4.2 A AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES
Entrar nessa indústria não é algo tão simples, é necessário licença (ocorre de forma automática quando se formula a Declaração de Importação no Siscomex), o capital para iniciar o negócio é alto e ainda há um grande investimento em busca de parcerias com fornecedores estratégicos.
4.3 A AMEAÇA DE SUBSITUTOS
O serviço de uma distribuidora de produtos importados pode ser substituído pelas compras feitas diretamente com o fornecedor. Porém, não é uma alternativa viável para a maioria dos clientes, pois comprando em menores quantidades não teriam poder para negociar um bom preço.
4.4 O PODER DE BARGANHA DOS FORNECEDORES
O poder dos fornecedores nessa indústria é relativamente alto, pois buscamos produtos exclusivos, diferenciados, então dificilmente um fornecedor poderá ser substituído. O número de fornecedores é alto, porém, nossos clientes buscam produtos específicos, o que dá um poder maior a alguns fornecedores.
...