As Competências para Líderes Empreendedores
Por: Bianca Hernandez • 4/10/2021 • Trabalho acadêmico • 691 Palavras (3 Páginas) • 80 Visualizações
[pic 1]
Pontifícia Universidade Católica – São Paulo
Disciplina Eletiva – Competências para Líderes Empreendedores
São Paulo,
2021
Pontifícia Universidade Católica – São Paulo
Disciplina Eletiva – Competências para Líderes Empreendedores
Alunos:
Tomás Sant’Anna – RA00231318
Bianca Hernandez – RA00231330
Fabiano Almeida de Andrade Silva – RA00231293
Diego Sevilha Nassif – RA00222610
Deborah Debei Moraes – RA00222964
João Pedro Baldan – RA00222676
São Paulo,
2021
Atividades e Exercícios
ATIVIDADE I: Questões do Caso de Contextualização:
- O Empreendedorismo possui diversas definições e abordagens, porém pode ser considerado como a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Ou seja, pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. O empreendedorismo está diretamente associado à inovação, pois o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações. A introdução de um novo bem, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo. Logo, a essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios.
- Sim, pois apesar de ainda não empreender no âmbito dos negócios, Nambiquara possuí diversas características de uma empreendedora, tais como:
- Iniciativa em busca de oportunidades: Nambiquara está de olho nas oportunidades, buscando algo que ela consiga agregar de acordo com a suas competências;
- Planejamento: Nambiquara está se planejando e se aperfeiçoando para conseguir encontrar/engajar em um negócio de sucesso;
- Autoconfiança e independência: Nambiquara confia em seu potencial e possuí uma independência, visto que ela se sente muito preparada para o mundo do empreendedorismo.
- Sim e muito, visto que há uma relação direta entre o desenvolvimento de uma sociedade e a quantidade de empreendedores presentes nela, até porque a atividade empreendedora de Nambiquara afeta de forma significativa vários aspectos sociais. Uma das contribuições seria a geração de emprego e renda para outras famílias ou até uma inovação que contribuiria para um melhor convívio em sociedade.
ATIVIDADE II – Estudo de caso:
- Sim. A primeira delas, definitivamente, é a resiliência. Apesar de todas as dificuldades passadas, a busca incessante por resoluções e maneiras efetivas de lidar com qualquer que for a situação vigente é uma característica de um empreendedor. Além disso, todas as suas notáveis atitudes, (diferentes das tomadas por seus irmãos), mostram como um empreendedor deve ser, isto é, diferente dos demais e com apetite a inovações.
- Ao meu ver, Railander se encaixa como sendo empreendedor nato. Primeiramente, por sua origem humilde, mas em grande parte por conta de suas características que ele traz consigo desde muito jovem.
- Com base no que foi denotado através do capítulo, eu o aconselharia a seguir estudando, principalmente no que diz respeito a liderança e aos diversos tipos de empreendedor. Além disso, é de tremenda importância entender os conceitos referentes a características empreendedoras (perseverança, engajamento, planejamento...). O desenvolvimento pessoal de características inerentes a ele como resiliência e persistência são super importantes.
ATIVIDADE III – Questões:
...