As Equipes de Trabalho
Por: Yasmin Lara • 18/10/2018 • Trabalho acadêmico • 774 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS[pic 1]
Unidade Passos
Engenharia de Produção
Comportamento Organizacional II
Yasmin Lara Santos
Compreendendo as Equipes de Trabalho – Parte 1
Nesse vídeo foi discutido o conceito de equipes de trabalho e como elas tendem a aumentar bastante nas organizações modernas.
As equipes se tornaram populares devido a vários fatores, tais como:
- São flexíveis;
- Reagem melhor a mudanças;
- Facilitam a participação dos trabalhadores nas decisões operacionais;
- São uma forma eficaz de os dirigentes promoverem a democratização de suas empresas e aumentarem a motivação dos funcionários.
As diferenças entre grupos e equipes, temos que grupos são pessoas que se reúnem para compartilhar informações, apresenta sinergia neutra (às vezes negativa), responsabilidade individual e em termos de habilidades estas são aleatórias e variadas. Já as equipes são indivíduos que se reúnem com um objetivo de desempenho coletivo, apresentam sinergia positiva, responsabilidade individual e mútua, e as habilidades são complementares.
Alguns tipos de equipes são:
- Resolução de problemas: 5 a 12 funcionários do mesmo departamento, que se reúnem algumas horas por semana para discutir formas de melhorar a qualidade, eficiência e o ambiente de trabalho;
- Autogerenciada: 10 a 15 funcionários que assumem muitas das responsabilidades de seus antigos supervisores (não tem figura de líder);
- Multifuncional: grupos de funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa que se juntam para cumprir uma tarefa;
- Virtual: grupos que usam a tecnologia para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que eles atinjam um objetivo comum.
Para criar equipes eficazes existe uma série de fatores, que resumindo são: contexto, composição e processo.
Começando pelo contexto, este se refere a que a equipe tenha recursos adequados (não só no quesito pessoas qualificadas, mas também os recursos financeiros), liderança e estrutura, clima de confiança e sistemas de avaliação de desempenho e recompensa.
Já em relação a composição da equipe, como já estudado, os membros devem ter capacidades técnica, de análise e resolução de problemas e interpessoais, personalidade conscienciosa e abertura a experiências. Além disso temos outros fatores como: alocação de papéis, diversidade dos membros, tamanho das equipes e preferências dos membros.
Compreendendo as Equipes de Trabalho – Parte 2
Nesta segunda parte sobre equipes de trabalho, o vídeo começou explicando sobre os papéis básicos na equipe, que são:
- Produtor: mostra a direção e o caminho para as ações;
- Organizador: fornece estrutura;
- Assessor: oferece análises profundas das opções;
- Promotor: defende as ideias depois de introduzidas;
- Criador: lança ideias criativas;
- Articulador: coordena e integra;
- Conselheiro: estimula a busca de informações adicionais;
- Mantenedor: luta em batalhas externas;
- Controlador: examina os detalhes e faz cumprir as regras.
Já os processos dentro da equipe, todos devem ter: plano e propósito comum, metas específicas, estimulo da autoconfiança da equipe, modelos mentais, níveis de conflito (conflitos de tarefas, diferentes pontos de vista) e folga social (avaliação de desempenho da equipe).
Para transformar indivíduos em membros de equipe e com isso aumentar a eficácia da mesma, a organização deve seguir alguns passos:
...