As Medidas de Desempenho em Gestão de Materiais
Por: Andrade • 9/5/2019 • Trabalho acadêmico • 698 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Disciplina: Medidas de Desempenho em gestão de Materiais - Prof.: Luciano[pic 1]
_____________________Aula Atividade__________________
Nome: Ra: 000000
Nome: Ra: 000000
Conforme combinado esse trabalho substitui uma aula atividade que o aluno tenha perdido:
Cite 5 medidas de desempenho para gestão de materiais, deve ter o nome do indicador, explicar como é calculado (apresentando fórmula, inclusive) e explicar a importância de cada um dos cinco.
O uso de medidas do desempenho é fundamental para que uma empresa possa avaliar os resultados de sua atuação. Para tanto é necessário que sejam estabelecidas as metas a serem atingidas e as medidas de desempenho a serem calculadas. A avaliação do desempenho da empresa é feita pela comparação entre os valores calculados das medidas do desempenho no dia-a-dia e as metas preestabelecidas.
Os objetivos dos sistemas modernos da medida do desempenho logístico incluem a monitoração, o controle e o direcionamento das operações logísticas. As medidas de monitoração visam acompanhar, no tempo, o desempenho dos processos logísticos, visando seu relato à gerencia e aos cliente. Medidas típicas de monitoração incluem o nível de serviço e os componentes dos custos logísticos.
As medidas de controle permitem acompanhar o desempenho ao longo da execução, e são utilizadas para refinar um processo logístico, com o intuito de torná-lo compatível com os padrões estabelecidos, quando esses são excedidos. Um exemplo de aplicação de controle é o acompanhamento das avarias ocorridas no transporte. Se existe um procedimento para relatar periodicamente a ocorrência de avarias em produtos, no processo de transporte, a administração logística pode identificar a causa e ajustar os processos de embalagem ou de carregamento conforme necessário.
De forma geral, as medidas de desempenho logístico permitem identificar alguns parâmetros tais como:
- Custos de transporte
- Custos de armazenagem
- Prazo de entrega
- Tempos de movimentos
- Tempos de atendimento a pedidos (lead time)
- Taxa de ocupação de veículos
- Níveis de estoque
- Número de devolução
- Numero de avarias
- Número de pedidos atendidos
- Número de reentrega
- Ocorrências
- Freqüência de falta de mercadorias
Indicadores;
1º Eficácia de entregas
[pic 2]
[pic 3]
Este indicador permite identificar a eficiência do operador no ato das entregas das mercadorias sendo calculada a quantidade de entregas geradas no dia, dividido pela quantidade de entrega efetuada dentro do prazo.
...