Atividade Individual Gerenciamento de projetos MBA online FGV
Por: robertaferraz • 13/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.370 Palavras (6 Páginas) • 556 Visualizações
Projetos -> desde os primordios – piramides do Egito, Arca de Noe, etc.
Projetos mais complexos -> sistemtizados sec. XX e XXI – energia solar
O que justifica a criação de um projeto?
Requisição do cliente
Fatores tecnologicos
Movimentos da concorrência
Demanda do mercdo ou da sociedade
Necessidades do negócio (melhorias, redução de risco, avanço tecnologico)
Atributos básicos para ser considerado um projeto:
- Singularidade – só acontecem uma vez na historia
- Temporariedade – tem data para começar e para terminar
- Progressividade – as fases vão completanto o trabalho da anterior e sempre acrescentando em direção ao resultado final
Quando termina o projeto, temos o produto do projeto. O projeto é a construção do produto/serviço.
Diferença entre trabalhos operacionais e projetos -> trabalho operacional é uma série de ações com resultados repetitivos, rotinas diárias, on going, ciclos. Não tem data para término.
Projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único.
Tripla restriçao de projetos
[pic 1]
Portfolio -> carteira de projetos -> soma de programas e projetos
Responsável pelo portfolio -> PMO – Escritório de projetos
Programa -> Soma de projetos interdependetes. Podem ser finitos ou não, ex. Programa aeroespacial da Nasa não tem data prevista para término, mas é um conjunto de projetos interdependentes com objetivo comum.
Estrutura guarda-chuva -> projetos interdependentes
Programa x Projeto
Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP, do inglês PMO: Project Management Office) é uma estrutura organizacional que tem o intuito de padronizar os processos de governança relacionados a projetos. Tem como caraterística facilitar a interação entre os recursos humanos da empresa e difundir suas metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas.
Entre as principais funções de um Escritório de Projetos está o apoio do PMO ao Gerente de Projetos no planejamento, supervisão, monitoramento e controle dos projetos existentes, o desenvolvimento das melhores práticas, metodologia e padrões de gerenciamento de projetos, o controle do auditor de projetos ao verificar a conformidade do projeto com padrões, políticas e procedimentos estabelecidos pela empresa e a coordenação de todo o processo de comunicação entre os projetos por ele administrados.
[pic 2]
Beneficios do gerenciamento de projetos
Aumenta a chance de sucesso do projeto
Evita surpresas durante a execução
Antecipa riscos
Facilita e orienta as revisoes do projeto
Otimiza alocação de pessoas
Agiliza tomadas de decisões
[pic 3]
Fatores críticos de sucesso, geralmente, são determinados produtos, competências e clientes sem os quais a organização não sobrevive, nem tampouco podem falhar para que a organização seja bem-sucedida. São diferentes de uma empresa para outra, pois dependem de sua estratégia. Podemos falar em FCS para projetos, definidos no planejamento, por ex. Retorno Sobre Investimento, cumpriu cronograma, requisites de qualidade foram atendidos, aumentou as vendas ou marketshare do produto?
Modulo 2 ) estratégia empresarial e projetos
o planejamento estratégico nas organizações tem influência direta no seu portfólio, nos seus programas e nos seus projetos. Veremos que, uma vez definida, a estratégia empresarial será usada como referencial para a avaliação, seleção e validação dos projetos que servirão à companhia, podendo esta, inclusive, utilizar um comitê avaliador para esse propósito. Comitês de portfólio são criados justamente para garantir esse alinhamento.
[pic 4]
- o planejamento estratégico tem como função fazer com que a empresa cresça;
- crescimento não se dá por meio das atividades atuais da empresa, e sim dos novos produtos, serviços ou processos;
- o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos é feito por meio de projetos;
- o planejamento estratégico é desdobrado em objetivos, que geram iniciativas, que, por sua vez, originam atividades que visam alcançar as metas estabelecidas pela empresa;
- cada uma dessas iniciativas é, usualmente, conhecida como projeto ou programa e
- as empresas desdobram as suas definições estratégicas em portfólios de projetos, que são “cascateados” em programas, projetos, subprojetos, etc. A ilustração a seguir esboça esse desdobramento.
[pic 5]
Seleção de projetos -> muitas ideias, apenas 10 20% se tornam projetos -> restrição de recursos, desalinhamento com a estratégia, critérios da companhia para os projetos se tornarem realidade.
Modulo 3) Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos
Neste módulo, veremos como os cinco grupos dos 49 processos de gerenciamento de projetos do PMBOK (6ª edição) interagem e conheceremos a sua diferença em relação a outros conceitos, como as fases de um projeto. Cada grupo de processos será explorado e também relacionado às 10 áreas de conhecimento apresentadas no PMBOK.
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
Fases do ciclo de vida
Para desenvolvermos um software por exemplo, são necessárias as seguintes fases: Desenho do Processo de Negocio, Especificação Técnica e Funcional, Desenvolvimento, Teste Funcional, Teste Integrado e Operação Assistida.
...