A Atividade Individual Gerenciamento de Projetos
Por: Lyz Leite • 10/5/2020 • Relatório de pesquisa • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 397 Visualizações
Disciplina: Gestão de Projetos Módulo: 6
Aluno: Lyz Rodrigues Paulo Leite Turma: 0220-0_1
Tarefa: Analisar o evento da CCC sob a ótica da gestão de projetos
Características do projeto
Conforme definição do Guia PMBOK (PMI, 2017a:4), projeto “é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado único”. As principais características de um projeto são:
a) Temporariedade: são finitos e com início e término bem definidos;
b) Singularidade: um projeto é iniciado com a intenção de criar um produto ou serviço, ou apenas aprimorar algo já existente. O resultado é exclusivo e mesmo que possua características similares a outros, um projeto nunca será igual a outro.
c) Progressividade: o projeto se desenvolve por etapas e continua por incremento sendo observado no decorrer das atividades.
O show promovido pela CCC em Porto Alegre tem início no momento atual que se decidiu realizá-lo, possui etapas de planejamento e execução e será concluído no final do ano, o que caracteriza a demarcação temporal de sua execução.
O evento realizado tem o objetivo de consolidar o marketing cultural da empresa, acontecerá no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, no final do ano. O evento será musical e terá a participação de bandas de rock dos anos 80. Terá empresas apoiadoras do ramo do fast-food e os recursos disponíveis para sua execução são fornecidos pela própria CCC. Dessa forma, ficam claras as características que tornam esse evento único.
O que evidencia o caráter progressivo do evento são as ações que envolvem o mesmo, que foram divididas em etapas de inicialização (aquisição da empresa DT Produções, definição de escopo), organização e preparação, execução do trabalho e, por fim, realização propriamente dida do evento, encerramento das ações. Etapas gradativas com monitoramento e controle.
Dessa forma, pode-se notar que o Show realizado pela CCC em Porto Alegre possui características que o tornam projeto, pois, é único em sua concepção e execução, tem prazo (início e término bem definidos) e é progressivo com várias fases sendo executadas gradativamente.
Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase
O Ciclo de Vida de um Projeto (Project Life Cycle) é o conjunto de fases pelas quais um projeto passa, do início ao término. Dividir o projeto em uma estrutura básica é interessante porque facilita o gerenciamento do projeto, além de permitir uma melhor visualização do que deve ser o foco, isto é, onde o gerente de projetos deve aplicar mais energia para entregar o resultado esperado pelas partes interessadas (EUAXX, 2020).
Uma fase é um conjunto lógico de atividades que possibilita a conclusão de uma ou mais entregas. As entregas, por sua vez, são produtos tangíveis e verificáveis por meio de checklists, relatórios, protótipos etc.
É possível determinar as fases do projeto a ser desenvolvido pela DT Produções, para o evento patrocinado pela CCC, conforme a seguir:
a) Gerenciamento (planejamento e escopo);
b) Preparação (contratação do local, das bandas, colaboradores de suporte, parceria com as empresas de fast-food, segurança, decoração, filmagens e publicidade);
c) Montagem (escolha dos ambientes, camarim, estrutura de palco, disposição das empresas de fast-food, bilheteria, enfermaria, sala de som etc.);
d) Execução do evento (realização do show);
e) Encerramento (desmontagem do evento, pagamentos, lições aprendidas).
O Guia PMBOK descreve 47 processos de gerenciamento de projetos, que são agrupados em cinco grupos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento. Podemos analisar as conexões de um projeto, segundo o guia PMBOK, a fim de facilitar sua visão holística:
1. Iniciação
a. Termo de abertura do projeto;
b. Identificação das partes interessadas.
2. Planejamento
a. Plano de gerenciamento;
b. Escopo:
i. Coletar requisitos;
ii. Definir escopo;
iii. Criar EAP.
c. Cronograma:
i. Definir atividades;
ii. Sequenciar e estimar a duração das atividades;
iii. Desenvolver cronograma.
d. Custos:
i. Estimar os custos;
ii. Determinar orçamento.
e. Planejamento da qualidade;
f. Planejamento dos recursos;
g. Comunicação;
h. Riscos:
i. Tolerância;
ii. Identificar os riscos;
iii. Avaliar quantitativa e qualitativamente;
iv. Planejar respostas aos riscos.
i. Aquisições;
j. Partes interessadas;
3. Execução
a. Gerenciar o conhecimento;
b. Gerenciar a qualidade;
c. Gerenciar os recursos;
d. Gerenciar e desenvolver a equipe;
e. Gerenciar a comunicação;
f. Implementar a resposta aos riscos;
g. Conduzir as aquisições;
h. Gerenciar o engajamento das partes interessadas.
4. Monitoramento e controle
a. Monitorar o trabalho;
b. Monitorar as mudanças de todas as áreas
c. Validar o escopo;
d. Controlar o cronograma;
e. Controlar os custos;
f. Controlar a qualidade;
g. Controlar
...