Atps Ciências Sociais
Por: Nemezio • 24/4/2016 • Trabalho acadêmico • 2.543 Palavras (11 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera Uniderp
Caruaru-PE
Agatha Amorim RA: 429203
Cremilda Barbosa da Silva RA: 427808
Nemézio de Vasconcelos Júnior RA: 7903682678
Suele Teixeira RA: 7924686848
Ciências Sociais
Professor(a) : Ma. Mariciane Mores Nunes
Caruaru, 20 de Novembro de 2013.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1 Cultura, indivíduo e Sociedade ........................3
1.2 Conceito de Cultura 3
1.3 Símbolos Sociais e Heróis 4
1.4 Posição, Papel Social e Status.....................................................................................5
1.5 Os Grupos de Status....................................................................................................6
1.6 Status Principal............................................................................................................6
1.7 Papel Social.................................................................................................................6
2. Relatório do Filme “A Classe Operária vai ao Paraíso”................................................7
3. Relatório Parcial da Reflexão dos Documentários: Bumbando e Ilha das Flores........8
4. Meio Ambiente e Fatores Sociológicos (Pajerama)......................................................9
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. Introdução
1.1 Cultura, Indivíduo e Sociedade
1.2 Conceito de Cultura
Um dos processos mais importantes que ocorrem com o ser humano é a contínua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no indivíduo que ele considera tais comportamentos “naturais”. São atitudes e julgamentos considerados absolutamente normais por qualquer membro da cultura brasileira.
O estudo da cultura hoje assume um aspecto muito importante em valorizar o próprio ser humano em toda sua diversidade.
Um primeiro problema que nos aparece ao definir cultura é a existência do uso popular da expressão para significar alguém com mais conteúdo de conhecimentos. Para nosso estudo essa definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano. O indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura juntos aos seres humanos, então, podemos afirmar que todos os grupos humanos possuem cultura, e não podemos graduá-lo como melhor ou pior.
É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social. Cada cultura e cada sociedade têm a sua integridade própria, seu próprio sistema de valores e seus costumes. Os elementos básicos a serem considerados da cultura, são, a saber: as crenças, os valores, as normas e sanções, os símbolos, o idioma e a tecnologia.
A cultura estrutura-se como um todo nas diferentes sociedades formando sistemas culturais. Devemos considerar complexo cultural a combinação de traços culturais que formam um complexo de determinada cultura. O indivíduo recebe cultura como parte de uma herança social e, por sua vez podem introduzir mudanças que serão transmitidas a gerações futuras.
As palavras culturas e civilização são utilizadas como sinônimos, embora exista diferença de conteúdo entre ambas. Um aspecto importante da cidadania num mundo globalizado é reconhecer o direito de o outro ser diferente, seja em termos étnicos, culturais, sexuais ou qualquer outro. O respeito a identidade do outro possibilitará a convivência da diversidade, possibilitando através da difusão cultural o enriquecimento de todas as culturas, modificando-as e aproximando-as.
Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo o ser humano um produto da interação social. Está claro que esta afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia, não existe uma concordância de todos os cientistas.
Podemos definir socialização como sendo a aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive. Esse processo dura toda a vida e só acaba quando o indivíduo morre. Embora haja elementos comuns na experiência de todas as pessoas, e mais ainda na experiência de pessoas dentro de uma determinada sociedade, cada pessoa continua sendo única.
Podemos identificar cinco principais agentes de socialização: a família, a escola, os grupos de “Status”, os meios de comunicação de massa e os grupos de referência. Destacando-se dos demais a família, pois é o principal agente de socialização formando a base social que o indivíduo carregará por toda sua vida.
A personalidade social é o sistema de tendências do comportamento total de uma pessoa, sendo que a “personalidade normal” muito difere de uma sociedade para outra e dentro de uma mesma sociedade podendo existir varias “personalidades normais” em função de culturas existentes. Em uma sociedade complexa como a brasileira podemos identificar tipos de personalidades que apresentam traços que as tornam diferentes embora pertençam a uma mesma sociedade.
1.3 Símbolos sociais e heróis.
Uma sociedade dispõe de uma ou mais tipos de personalidades e as crianças são levadas a copiar, mas como somente algumas são admiradas por adultos são estas que as crianças tendem a copiar e imitar.
Os heróis são símbolos sociais mais expressivos, apresentando traços sociais que se quer imitar.
1.4 Posição, papel social e status
Um indivíduo através de processo de socialização vai ocupar ao longo de sua vida várias posições na hierarquia social, essas posições que as pessoas ocupam ao longo do tempo são fundamentais para o funcionamento da sociedade, estabelecem conexões entre os indivíduos, como irão se relacionar.
...