Ava Comportamento Organizacional
Por: Juliana Santos Vargas • 25/10/2017 • Trabalho acadêmico • 711 Palavras (3 Páginas) • 2.411 Visualizações
Campo Grande/MS
2017
ATIVIDADE DISCURSIVA
Leia os textos a seguir com atenção:
Texto 1
“Um levantamento realizado anualmente pelo instituto Top Employers, identifica e certifica os empregadores, em nível global, que oferecem melhores condições de carreira e desenvolvimento aos seus colaboradores. A avaliação leva em conta os seguintes fatores: estratégia do talento; planejamento da mão de obra; integração; aprendizagem e desenvolvimento; gestão de desempenho; desenvolvimento da liderança; gestão da carreira e sucessão; remuneração e benefícios; cultura”.
Texto 2
Provocando a reflexão crítica sobre os modelos de QVT adotados pelas organizações, Medeiros e Ferreira (2011) identificam duas abordagens: a “perspectiva assistencialista”, que visam adaptar o trabalhador ao trabalho, por meio de práticas que compensem os efeitos do desgaste provocado pelo ambiente organizacional (stress, doenças ocupacionais etc), como exemplo: yoga, ginástica laboral, dentre outras possíveis. No entanto, os autores consideram essas práticas como paliativas, pois não intervêm nas causas dos problemas enfrentados pelos trabalhadores, mas em suas consequências. A segunda abordagem “perspectiva preventiva”, segundo os autores, teria como propósito atenuar ou remover os problemas causadores do mal-estar provocado pelas condições, organização e relações socioprofissionais de trabalho, como falta de equilíbrio entre a vida pessoal e trabalho, falta de segurança, lideranças despreparadas, dentre outros fatores. Essa perspectiva insere uma complexidade maior nas intervenções e pressupõe uma visão mais abrangente, com implicações na cultura, estrutura e políticas, em nível organizacional.
Fonte: Texto 1 - Fonte: adaptado de<http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-26-melhoresempresas-para-trabalhar-no-brasil>. Acesso em: 20 mar. 2016. Texto 2 - Fonte: LD, seção 4.2.
Faça uma análise dos textos, identificando a ideia central de cada um e comparando-os em relação aos elementos que consideram em sua classificação.
Texto 1
O texto 1 é voltado para gestão por competências, as empresas para alcançar suas metas, busca desenvolver talentos, as pessoas almejam cargos e funções mais importantes, e o crescimento tanto dentro da empresa como o desenvolvimento profissional faz com que as pessoas busquem crescimento e as empresas para manterem a competitividade buscam investir em talentos.
Na busca por resultados, avaliar a capacidade técnica de seus colaboradores e investir neles seja por meio de plano de carreiras, remuneração e cultura vale a pena pois todos sem ganhando, monitorar e avaliar os funcionários que se destacam serve para as organizações alinharem as estratégias e planejar melhor o futuro.
Texto 2
No texto 2 fala sobre perspectiva assistencialista e a perspectiva preventiva. A perspectiva assistencialista tem o foco em atividades que buscam eliminar a fonte de estresse
...