Bases de Poder
Por: rubimalagutti • 11/6/2015 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 625 Visualizações
As bases de poder
As bases de poder dividem-se em dois grupos - formal e pessoal
Poder Formal: Refere-se aos atributos do cargo, ou seja, aqueles que o indivíduo possui enquanto ocupando uma determinada posição na hierarquia organizacional. Baseia-se na capacidade de coagir, de recompensar, de acordo com sua autoridade. Este poder formal pode ser apresentado na forma de:
Poder coercitivo: Este deriva-se da capacidade de punir, fazer ameaças e aplicação de sanções físicas ou de qualquer tipo de controle. Baseia-se no medo, faz com que os indivíduos modifiquem seu comportamento por receio de serem castigadas ou punidas.
Poder de recompensa: Submissão obtida com base na capacidade de distribuição de recompensas vistas como valiosas pelos outros. Essas recompensas poder ser financeiras - como o controle de comissão, aumento de salário e gratificação, ou também não financeiras - como o reconhecimento.
Poder Legítimo: O poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posição na hierarquia formal da organização. Poder de controle de recursos da organização, ou seja, a pessoa possui autoridade entre as demais.
Poder Pessoal: É a influência derivada das características individuais, ou seja, aquele que emana das características únicas e especificas de um indivíduo. O poder pessoal pode ser representado em três bases:
Poder de competência: Influência que se exerce como resultado da habilidade especifica ou do conhecimento de um indivíduo. Ou seja, baseia-se na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.
Poder de referência: Baseado na atuação e no apelo. Emana da admiração pelo outro e do desejo de se parecer com ele. É a identificação com um indivíduo que possua recursos ou traços pessoais desejáveis.
[pic 1]
Fig. 1: As bases do poder: organizacional e individual. Fonte: CHIAVENATO, 2004.
...