CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Por: Luana Alexandria • 21/5/2020 • Trabalho acadêmico • 1.385 Palavras (6 Páginas) • 737 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Tecnologia em Gestão Comercial
Semestre: 1º
Disciplina: Comunicação Empresarial
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 -
Professora: Lilia e Nara
ORIENTAÇÕES
1.Nas respostas das questões expositivas que envolvam a elaboração de texto (seja breve ou longo) serão observadas, para além do conteúdo, a coesão, a coerência, a organização das ideias, a paragrafação, a ortografia, a acentuação e a textualidade.
2.Nenhum parágrafo poderá ter menos de 4 linhas.
3.Questões expositivas devem ser desenvolvidas logo depois do “Gabarito para as questões objetivas”, após ao enunciado RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES EXPOSITIVAS e nenhuma questão expositiva poderá ultrapassar as DEZ linhas .
4-Cada uma das questões vale de 0,0 a 1,0.
5-Fique a vontade para pesquisar os textos que se encontram em “Arquivo”, as aulas , os vídeos e a Internet.
Gabarito para as questões objetivas
1 C 2 C 3 C 4 A 5 D 6 A 7 D 8 A
RESPOSTAS PARA AS QUESTÕES EXPOSITIVAS
9. De acordo com a coerência textual, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade, o texto apresentado é incoerente. O primeiro enunciado propõe a definição de ação sobre um “verdadeiro amigo” e como não agir. O segundo enunciado expõe um exemplo que contradiz a definição no primeiro, pois “prestígio profissional, conquistas amorosas e capacidade de sair-se bem das situações” pode ser considerada como “sucesso” nas concepções atuais.
10. Intertextualidade fala sobre textos. Há uma relação inter, ou seja, entre esses textos. Exemplo, João Cabral de Melo em seu texto chamado "tecendo na manhã". Nele, fala que um galo sozinho não tece uma manhã. Ele sempre precisará de outros galos. Quando o autor escreve "um galo sozinho não tece uma manhã", é inevitável a relação desse texto com o provérbio "uma andorinha só, não faz o verão". Logo, com sua frase, entende-se que um galo necessita de outros galos. Assim como uma andorinha necessita de outras para que faça verão.
I-O que distingue o ser humano é que ele pensa, mentaliza, fabula ou mitifica em sua
atividade, real e/ou imaginária, presente, passada e futura. A sua atividade social, em âmbito individual e coletivo, está sempre expressa em signos, símbolos e emblemas, compreendendo narrativas orais, escritas, pensadas e imaginadas.
PORQUE
II-O pensamento não se caracteriza como produto e/ou condição da linguagem, tampouco se dá no mesmo curso da ação social, quando as atividades se objetivam, cristalizam, tencionam ou explodem em criações culturais.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
2-Sobre leitura :
I- A leitura é fundamental para o domínio das múltiplas estruturas contidas nos textos, as quais são responsáveis pelo sentido. Nesse contexto, a pouca habilidade de leitura reflete-se na escrita ,porém , não na fala, a ponto de ,por exemplo, limitar ao vocabulário.
II- O leitor utiliza na leitura o conhecimento que ele já sabe, o conhecimento adquirido ao longo de sua vida. É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento como o conhecimento linguístico, o textual, o conhecimento de mundo, que o leitor consegue construir o sentido do texto.
III- É importante fazer uma distinção entre ler e aprender a ler. Ler é estabelecer uma comunicação com textos verbais ou não verbais, por meio da busca da compreensão, enquanto a aprendizagem da leitura constitui uma tarefa efêmera.
IV- A aprendizagem da leitura se restringe ao primeiro ano da vida escolar. Essa leitura, são os métodos, referentes à determinada área a que se observa, e , o professor terá a responsabilidade de mediar e extrair de uma determinada leitura sua finalidade, contendo nesse processo objetivo claro e definido.
V- A ativação do conhecimento prévio se faz muito importante à compreensão, pois é o conhecimento que o leitor tem sobre o assunto que lhe permite fazer as deduções necessárias para relacionar diferentes partes discretas do texto num todo coerente.
É correto o que se afirma em:
a)I, II, apenas
b) III, IV, apenas
c) II, V, apenas
d) I, II, III, IV
e) Nenhuma alternativa correta
3- Sobre as teorias da fala e da língua.
I-A fala, ao contrário da língua, para Saussure ,é algo social. São as combinações pelas quais o falante realiza o código da língua no propósito de exprimir seu pensamento pessoal . É a maneira social que cada ser faz do uso da língua predominante em uma sociedade.
II-A linguística, partindo desses conceitos de língua e fala, não pode, então, considerar que alguns “falam corretamente” e outros “falam erroneamente”. O conceito de certo e errado deixa de existir por ser a língua, a mesma para todos os indivíduos de uma sociedade .
Considerando-se essas assertivas, é correto afirmar que:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não possui relação com a I.
b) A asserção
...