CLASSIFICAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA VIGENTE DE 1988.
Por: Mariana Silva de Souza • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 250 Palavras (1 Páginas) • 187 Visualizações
Com base nas leituras propostas, faça apontamentos sobre a classificação da Constituição Federal de 1988. Fale sobre o seu conteúdo, forma, modo de elaboração, origem e estabilidade.
CLASSIFICAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA VIGENTE DE 1988.
Quanto ao conteúdo:
Material: conjunto de regras materialmente constitucionais,pode existir de forma escrita ou costumeira.
Formal: são consideradas como normas supremas de seu Estado.
Quanto à forma:
A constituição pode ser escrita ou não .Constituição escrita é o conjunto de regras codificadas e sistematizadas em um único documento, caracterizando-se o mais alto estatuto jurídico por ser a lei fundamental de uma sociedade.
Não escrita é a Constituição posta em um documento solene, reduzida à forma escrita, elaborada pelo órgão constituinte, resultante de um processo de reflexão e materializada de uma só vez, num só ato. Daí sua vinculação às constituições dogmáticas,baseado em leis esparsas, costumes, jurisprudência e convenções.
Modo de elaboração:dogmática quando elaborada com ideias da época, na realidade de um determinado povo e um determinado momento.
Histórica ou Costumeira:resultam resultam no evoluir das tradições, historica dos valores,baseado no costumes que ao londo do tempo foram preservadas.
Quanto à origem:
Democrática: quando emana da vontade de seu povo, verdadeiro detentor do poder, manifestado por meio deseus representantes eleitos.
Ortogada: quando imposta por um governante a seu povo.
Quanto à estabilidade:
Rígida: quando seu conteúdo não pode ser modificado senão por procedimento especial e rigoroso.
Flexível:quando as normas constitucionais são facilmente modificadas por leis ordinárias,de processo mais simplificado.
Semi-rígida:quando sua mutação contém partes sujeitas a procedimento mais difícil e outras mutáveis como qualquer outra norma, com procedimento ordinários.
...