CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: COMO SELECIONAR PROJETOS
Por: Laís Martins • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 487 Visualizações
1.1. COMO SELECIONAR PROJETOS
A primeira etapa no gerenciamento de projetos é a escolha correta. No processo de escolher os projetos para realizar, é preciso assegurar:
• que os projetos escolhidos estejam efetivamente alinhados com a estratégia;
• que apenas as melhores ideias sejam transformadas em projetos e;
• que, uma vez implementados, os projetos possam ser administrados de forma sistêmica, passando a integrar o portfólio ou carteira de projetos da organização.
Para isso é necessário fazer uma categorização dos projetos, com base em critérios e procedimentos de analise e seleção.
1.1.1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
As ideias nascem de sugestões dos funcionários em todos os níveis, de clientes, diretoria, de produtos de outras empresas, das necessidades percebidas no ambiente e assim por diante. Como os recursos são insuficientes para leva-las todas adiante, os executivos devem fazer algumas perguntas:
Quais dessas ideias tem maior probabilidade de se transformar em produtos de sucesso?
A empresa tem capacidade e os recursos para transformar essas ideias em produtos e serviços?
Como devemos avaliar essas ideias?
Para responder essas perguntas, a empresa precisa de um procedimento de avaliação e seleção de ideias de projetos. Em essência, esse procedimento consiste em submeter às ideias a critérios, quesitos ou filtros de avaliação para escolher quais delas devem ser transformadas em projetos. As ideias escolhidas passam a fazer parte da carteira ou portfolio de projetos da empresa que são encaixados dentre de quatro categorias, sendo elas: estratégicos (longo prazo), operacionais (ligados às atividades funcionais), emergenciais (solução de problemas inadiáveis) e compulsórios (obrigações legais).
Há dois grupos principais de critérios para avaliar as ideias:
Critérios comerciais – indicam se a ideia tem potencial de gerar negócios lucrativos para a empresa. (Ex: Potencial de faturamento e lucros; taxa de crescimento das vendas; avaliação da concorrência; distribuição do risco; oportunidade de mudança no ramo de negócios.).
Critérios técnicos – indicam se é possível para a empresa transformar a ideia em um produto; se há viabilidade técnica. (Ex: Disponibilidade de capital; capacidade de marketing da empresa; capacidade industrial da empresa; disponibilidade de matéria prima; competência gerencial.).
...