TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

Por:   •  16/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.639 Palavras (11 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

COOPERATIVA FRIMESA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV

PARANÁ

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

COOPERATIVA FRIMESA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM IV

[pic 1]

Orientador(a): 

PARANÁ

2020[pic 2][pic 3]

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi estudar as matérias abordadas no semestre dentro de uma empresa, sendo essas Ferramentas de Qualidade – Controle e Melhoria, Gestão de Processos e Dinâmica das Relações Interpessoais. O estudo foi feito por pesquisa bibliográfica, sendo todo o conteúdo retirado de relatórios da empresa estudada, que foi a Cooperativa Frimesa. No primeiro assunto abordado, Ferramentas de Qualidade, se mostrou os meios utilizados pela empresa para manter a qualidade desde o começo da produção até a chegada ao consumidor. Já em Gestão de Processos, apresentei a estrutura organizacional da Frimesa, os objetivos de cada cargo e as políticas de gestão. E por último, em Dinâmica das Relações Interpessoais, se aborda como é a relação da empresa com seus colaboradores, onde essa tem que buscar assegurar o bem estar de todos.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão de Qualidade; Frimesa; Gestão de Processos; Ferramentas de Qualidade; Dinâmica das Relações Interpessoais.


[pic 4]

SUMÁRIO

  1. INSTRODUÇÃO.......................................................................................5
  2. DESENVOLVIMENTO..............................................................................6
  1. Ferramentas da Qualidade – Controle e Melhoria.....................6

2.1.1. Boas Práticas de Fabricação (BPF).....................................6

2.1.2. Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle ..............7

2.1.3. PDCA (Planejar, fazer, verificar, agir) .................................8

2.1.4. ISO 9001:2000.....................................................................8

  1. Gestão de Processos...................................................................9
  2. Dinâmica das Relações Interpessoais.....................................11
  1. CONCLUSÃO.........................................................................................14
  2. REFERÊNCIAS......................................................................................15

[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

A Frimesa surgiu há mais de 40 anos, baseada no cooperativismo onde ela é a central e possui cinco afiliadas: Cooperativa Agroindustrial Lar (Lar), Cooperativa Agrícola Mista Rondon (Copagril), Cooperativa Agroindustrial (C. Vale), Cooperativa Agrícola Consolata (Copacol) e Primato Cooperativa Agroindustrial (Primato). Promovendo a agroindustrialização da região do oeste-paranaense, sendo uma das principais características desta a produção de suínos, à safra agrícola e a produção de carnes(D’ALESSANDRO, 2018).

Desde sua fundação, a Frimesa sempre procurou oferecer o melhor aos seus consumidores, primando pela qualidade em todas as etapas de produção e avançando na industrialização de leite e carne, para levar ao consumidor produtos variados(FRANDALOSO, 2016).

A missão da empresa é conquistar consumidores oferecendo produtos com qualidade e segurança. Para isto houve a implantação de metodologias específicas, como as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APCC), conservando o meio ambiente e cumprindo com as normas do Manual da Qualidade, através do envolvimento de todos os seus colaboradores, acompanhamento do cumprimento de seus objetivos e melhorando continuamente o seu desempenho(FRANDALOSO, 2016).

Este trabalho tem como o objetivo explorar e apresentar as ferramentas de qualidade no controle e melhoria, gestão de processos e a dinâmica das relações interpessoais que a Frimesa apresenta.


  1. DESENVOLIMENTO
  1. Ferramentas da qualidade – Controle e Melhoria

Para garantir a qualidade dos alimentos e resolver problemas relacionados ao processo e ao produto final, muitas ferramentas podem ser utilizadas, essas que consegue resolver até 95% desses problemas. A Frimesa segue normas como a de Boas Práticas de Fabricação, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, a técnica conhecida como PDCA (Plan, Do, Check, Act) e possui certificação ISO 9001:2000(CHAPLA e colab., 2019).

O controle de qualidade ocorre em todas as etapas envolvidas no possesso de produção, por isso existem diversas Ferramentas para esse, das mais simples para as mais elaboradas, todas elas visão os mesmos objetivos:

  • Simplificar a o entendimento e visualização dos problemas;
  • Permitir o aprimoramento dos processos;
  • Prevenir possível problemas com planejamento;
  • Prover recursos estratégicos para o monitoramento dos processos;
  • Resumir os conhecimentos e conclusões;
  • Permitir o desenvolvimento da criatividade.

Um exemplo de ferramenta usada amplamente no controle de qualidade é o sistema de medidas, que permite o controle estatístico e é usada em todo o mundo. Dessa forma entendesse que, de acordo com Berssaneti e Bouer (2013), pode-se encontrar ferramentas de qualidade em todas as empresas, cabe a essas identificar quais conceitos são os mais importantes e priorizálos para o seu negócio, em particular(BERSSANETI, FERNANDO TOBAL; BOUER, 2013).

2.1.1. Boas Práticas de Fabricação (BPF):

Para obter produtos de qualidade e saborosos, as indústrias precisam utilizar matéria-prima de qualidade, tecnologia nos processos industriais e capacitar com frequência os colaboradores. Para isso a Frimesa faz uso das boas práticas de fabricação que é certificada pela Anvisa, garantindo que todo produto passe por uma rigorosa inspeção de qualidade.

Para a indústria, as BPF são definidas conforme os Programas de Autocontrole e envolve os seguintes aspectos: a infraestrutura, qualidade da água, sanidade e higienização, análises laboratoriais, temperatura controle da matéria-prima e a rastreabilidade. Todos esses processos precisam ser monitorados com amostras coletadas na fabricação, antes da inserção no mercado. No final de todo o processo ainda é realizado uma última análise para garantir a segurança e qualidade ao consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (260.5 Kb)   docx (608.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com