CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Por: Tamara Abbas • 17/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 140 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
Titulo do trabalho
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
Disciplina: Economia
Nome | RGM |
Rebeca Cristina | 20681151 |
Tamara Nasie Abbas | 20691165 |
Juliana Nunes Sapucaia Batista | 20711034 |
Solange Alves Brito | 20778732 |
Bruna Silva Oliveira | 20810008 |
Bruna Silva Dias | 20830220 |
Jennyfer Soares Dantas | 20890796 |
Turma: 1º B
Campus: São Miguel Paulista
Grupo nº: 4
São Paulo
2019
INTRODUÇÃO
A economia é muito importante para as organizações mesmo que ela esteja vivendo o seu melhor momento, ou uma fase confortavel , sem ter grandes riscos, é preciso identificar como funciona as unidades economicas envolvidas no négocio, é preciso analisar os concorrentes, consumidores, fornecedores, trabalhadores, investidores e etc. Dessa forma conseguimos acompanhar as flutuações da oferta e da demanda, sem sofrer as pressões dos fornecedores por melhores preços e condições. As organizações tendem a equilibrar pela lei da oferta e da demanda. Os gestores precisam conhecer, um pouco como funciona a economia do País, ou pelo menos da região onde fica localizado as suas empresas. Esses fatores são essenciais para manter a permanência da organização no mercado.[a]
A Economia empresarial, como um campo da economia aplicada faz uso da teoria econômica e de métodos quantitativos para analisar empresas de negócios e os fatores que contribuem para a diversidade das estruturas organizacionais e as relações das empresas com os mercados de trabalho, o capital e os mercados de produtos. (Moschandreas, Maria (2000).
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA
A economia evoluiu bastante no decorrer dos anos, passando por várias mudanças e adaptações, com essas mudanças surgem 10 princípios fundamentais na economia que contribuem no crescimento de pessoas, empresas e até mesmo do país, abaixo estão os princípios.
1. As pessoas enfrentam Tradeoffs. Tradeoff é um termo que representa abrir mão de algo para poder atingir os nossos objetivos, um grande exemplo é o tradeoff que a sociedade vive entre qualidade e eficiência, sempre que for tomar uma decisão você abrirá mão de algo isso é inevitável.
2. O custo de algo e o que você desiste para obtê-lo. Esse princípio está completamente ligado ao tradeoff, podemos dizer que sempre haverá um custo a se pagar para obter o que deseja considerando que algo é bom por poder aumentar seus lucros.
3. As pessoas Racionais pensam na margem. Esse conceito é bem simples e se resume em nós nos satisfazermos em consumirmos algo mais e mais pagando sempre menos, um bom exemplo disso são os livros, alguém que gosta de ler compra mais livros com o menor preço somente por satisfação.
4. Pessoas reagem a incentivos. Somos incentivados a tomar decisões que pensamos ser boas, se os custos ou benéficos parecerem favoráveis ao cenário que estamos vivendo, um claro exemplo é quando compramos algo sem precisão e achamos que pode ser util pelo baixo custo ou simplesmente por trazer algum benefício a nós.
5. O comércio pode ser bom para todos. O comercio pode ser bom para todos porque permite que cada indivíduo ou empresa se especialize naquilo que é melhor, isso também serve para os países que podem se especializar em algo e depois fazer a troca de recursos com outros países, sendo assim bom para ambas as partes.
6. Os mercados geralmente são uma boa maneira de organizar a atividade econômica. Esse princípio baseia se na relação entre família e empresa, a família vende sua mão de obra e a empresa compra como também a empresa vende seu produto e a família compra, fazendo com que o dinheiro e a economia girem no país.
7. As vezes os governos podem melhorar o resultado dos mercados. Quando um governo cumpre regras, o mesmo passa segurança para as pessoas e isso faz com que as instituições permaneçam funcionando porque elas entendem que o governo esta ali para promover eficiência e igualdade a todos, assim acabando com as falhas de mercado, por esse motivo o governo pode ser bom para o mercado.
8. O padrão de vida de um país depende de sua capacidade de produzir bens e serviços. Podemos dizer que quanto mais um país produz mais riqueza esse país tem, o padrão de vida depende muito da produção que o país faz, quando um país é bem estruturado e produz bastante, normalmente o padrão de vida será melhor pelo fato de o país ter mais riqueza.
9. O preço sobe quando o governo emite moedas demais. Na economia temos sempre que termos um equilíbrio se não sobem as taxas de inflação, pensando nisso o governo emite moedas de acordo com a necessidade do país, nem a mais nem a menos para poder controlar a inflação e tornar a economia estável, quando se emite muita ou pouca moeda isso atinge a economia tornando o preço das coisas mais alto.
10. A sociedade enfrenta um tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego.
O tradeoff que a sociedade enfrente a curto prazo depende muito da produção de moeda do país, a quantidade produzida estimula o consumo e a demanda por bens e serviços, esses estímulos fazem com que as empresas contratem ou demitam seus funcionários podendo assim aumentar ou diminuir o desemprego do país, ou seja tudo depende da inflação do país.
ECONOMIA E MERCADO
Microeconômico[b]
Tipos de bens conforme a renda: quanto menor a renda do indivíduo ou do pais, menor será a demanda dos produtos em determinadas classificações de bens, sendo elas: normal, inferior, substituto, complementar e necessária.
Bem normal: A demanda aumenta quando a renda aumentar e vai cair quando a renda cair. Exemplo: Sorvete.
Bem inferior: A demanda aumenta quando a renda cai e a demanda vai cair quando a renda aumentar. Exemplo: ônibus interestadual.
Bem substituto: Dois produtos parecidos que quando o preço de um tem aumento faz com que a demanda do outro aumente. Exemplo: Hambúrguer e hot-dog
...