CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Por: Josiene77 • 14/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.415 Palavras (10 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO SUPERIOR DE
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Indústria de Laticínios: qual é(são) o(s) modal (is) mais indicado (s)?
EVERALDO RIBEIRO BOAVENTURA – RA 1235374094
JEAN MATHEUS DE OLIVEIRA – RA 4124710544
LOURIVAL DO NASCIMENTO JUNIOR – RA 3763697323
LUCAS EDUARDO ROSA DE SOUSA – RA 4039709997
WALTER DIVINO DA SILVA JUNIOR – RA 4183734145
WILLIAN GENARO CARLOS DE OLIVEIRA – RA 8556928028
TUTOR PRESENCIAL: FERNANDO LABELLA
TUTOR A DISTÂNCIA: CARLA CASTRO
CIDADE / PÓLO: CATALÃO – GOIÁS
DATA DA ENTREGA: 05/05/2017
CATALÃO
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ................. .............................................................................. 03
- DESENVOLVIMENTO ................................................................................... 04
- Empresa ................................................................................................. 05
- Sistema Logístico na Empresa ............................................................... 05
- Transporte ............................................................................................... 06
- CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................... 08
- REFERÊNCIAS ............................................................................................. 10
- INTRODUÇÃO
Uma boa logística é o fator fundamental para a qualidade dos produtos/serviços prestados. Em tempos globalizados e competitivos, a logística tem sido considerada a área de maior potencial na conquista de ganhos e as empresas cada vez mais frenéticas buscam reduzir os custos, melhorar a eficiência e produtividade, mas acabam dimensionando mal os custos relacionados a logística. Para embasarmos este tipo de custo que assume a segunda posição em termo de valores, perdendo apenas para o próprio custo do produto, exceto em alguns casos, é primordial saber identificar e mensurar este tipo de custo que pode até significar a existência da empresa.
A qualidade do serviço ao cliente está ligada ao transporte de cargas. A escolha do modal pode ser utilizada para se obter uma vantagem competitiva no mercado, conhecer o tipo de carga, trajeto e custos e fundamental para a escolha correta do modal.
Para analisar qual o melhor modal, modalidade, ou melhores modais, primeiro devemos analisar quais são eles, suas classificações e operações. Os modais de transporte são os ferroviários, rodoviários, hidroviários, duto-viários, aquaviários e aeroviários. Quando se planeja o transporte de mercadorias o importador ou exportador deve escolher o mais adequado modal para conduzir a carga ao destino final.
Os modais apresentam vantagens e desvantagens, em decorrência da segurança e rapidez no atendimento as demandas, o valor do transporte em relação ao produto, determinando assim qual será o melhor custo/benefício.
Os modais podem ser classificados como:
- Modal ou Uni-modal: envolve apenas uma modalidade;
- Intermodal: envolve várias modalidades e cada percurso terá um contrato;
- Multimodal: envolve mais de uma modalidade com um único contrato;
- Segmentados: envolve diversos contratos para diversos modais;
- Sucessivos: quando o produto, para alcançar o destino final, necessitar ser transbordado para prosseguimento em veículo da mesma modalidade de transporte (regido por um único contrato).
- DESENVOLVIMENTO
Primeiro devemos esclarecer o termo logística. A palavra logística surgiu durante a Segunda Guerra Mundial e tem como origem a derivação do francês “verdo loger”, que significa alojar (militar), expressando o processo de gestão de atividades associadas à movimentação e coordenação das tropas e materiais para os locais necessários. De acordo com o conselho de administração de logística:
[...] logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (BALLOU, 2001, p. 21).
Portanto, a logística busca por em prática um sistema que permita, com um custo baixo, dispor de produtos no momento e na quantidade necessários, em diferentes lugares e com maior tempo de vida útil do produto. Ela é dividida em dois tipos de atividades: as principais (transportes, estoques e processamentos de pedidos), e as secundarias (armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, compras, programação de produtos e sistema de informação).
Na logística empresarial com diversas definições e significados entendemos que esse conjunto de terminologias designa as áreas onde ela pode ser desenvolvida. Recentemente o conceito ganhou abrangência, e passando a ser entendido como potencial implícito de estratégia, proporcionando novas formas de utilização com níveis diferentes de serviço; transportes; processamento de pedidos; manutenção de estoque; armazenagem; entre outros.
No custo logístico, pensamos primeiramente em transporte ou frete, apesar deste ser o principal, não se resume apenas a isto, identifica se custo logístico no armazenamento, no estoque, no processamento de pedidos e no transporte. Portanto uma boa logística é fundamental para a qualidade dos serviços prestados e o destaque da empresa no mercado.
...