Capital Humano
Por: marlonpaula • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 579 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
RESUMO[pic 1]
Este trabalho tem por objetivo buscar elementos que possa garantir uma metodologia comprometida com à Valorização do Capital Humano dos Funcionários do Órgão IPASGO – INHUMAS; o estudo busca identificar os níveis de satisfação, motivação, clima organizacional, sistema remuneratório e plano de cargos e salários. Para o desenvolvimento do corpo teórico do presente trabalho foi empregado um considerável estudo sobre: O Capital Humano, Capital Intelectual, Administração Pública, Cultura Organizacional, Gestão de Recursos Humanos e Plano de Cargos e Salários. A Metodologia empregada foi um estudo de caso com a aplicação de questionário com perguntas fechadas e abertas, direcionado aos funcionários do Órgão em análise.
Palavras-chave: Capital Humano; Capital Intelectual; Valorização; Satisfação e Motivação.
ABSTRACT
This work aims to find elements that can guarantee a methodology committed to the Valuation of Human Capital Employee Body IPASGO – INHUMAS; the study seeks to identify levels of satisfaction, motivation, organizational climate, remuneration system and plan for jobs and wages. To develop the theoretical framework of this study was employed considerable study: Human Capital, Intellectual Capital, Public Administration, Organizational Culture, Human Resource Management and Career and Salary Plan. The methodology used was a case study with a questionnaire with closed and open questions, the Board directed staff to study.
Keywords: Human Capital, Intellectual Capital, Valuation, Satisfaction and Motivation.
INTRODUÇÃO[pic 2]
O presente trabalho de conclusão mostra a importância da valorização do Capital Humano dentro das organizações. Para tanto, fala-se da globalização como fator de mudança, pois, o mercado passa a desenvolver em passos acelerados, e diante do mundo globalizado o tempo e o espaço entre as empresas estreitaram-se, verticalizar os lucros, diminuindo os custos e transformando-as mais competitivas.
Nesse sentido, passa-se a valorizar o chamado Capital Humano, ou seja, os valores ou recursos que são elementos necessários para uma empresa ter um funcionamento adequado para iniciar suas atividades.
A sociedade deve-se ater para a representatividade das pessoas dentro das organizações. Conforme a Teoria das Relações Humanas o homem possui necessidades básicas que, quando supridas dão ensejo à outra em seu lugar, o que motiva o comportamento humano.
Para Chiavenato (1993, p. 78), “a Teoria das Relações Humanas criou uma nova linguagem administrativa, passou-se a falar em motivação, liderança, comunicação, organização informal e dinâmica de grupo”.
Assim, considera-se que o surgimento do capital humano é a principal característica da economia do conhecimento, pois trazem consigo, educação e as habilidades tão necessárias para a competitividade do mercado.
A valorização do capital humano encontra fundamento na necessidade de desenvolvimento do potencial humano nas organizações, pois, são as pessoas que tornam as empresas mais competitivas, logo, o capital humano deverá estar comprometido e envolvido com as políticas e objetivos da organização.
A pesquisa bibliográfica é a fonte de referência deste estudo, e o objetivo do trabalho é identificar o capital humano e sua representatividade dentro da empresa, como ativo intangível[1].
1.1 Objetivos
1.1.1 Objetivo Geral
...