Carreira e profissão
Por: annaoliveira • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 512 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
EAD384 – SEMINÁRIO TEMÁTICO CARREIRA E PROFISSÃO NO SERVIÇO PÚBLICO
Aluna: Anna Carolina Magalhães de Oliveira.
Matricula: 12.1.9017
Polo: Alterosa
O texto enfatiza os conceitos de carreira, colocando-o como processo necessário para se alcançar uma experiência profissional individual em um determinado cargo. Segundo ABRÚCIO (1998), a carreira é fruto de poder e força corporativa do que a necessidade de criação de um processo de senioridade.
Przeworski (1995) acredita que uma forma de feedback seria ideal para um replanejamento do sistema de carreiras, isso com o auxilio e cobrança dos cidadãos, com isto poderiam avaliar com precisão e cobrar com eficiência por serviços bem prestados, e os servidores serem recompensados por desempenharem bem suas funções.
Ronaldo aborda também a carência do serviço público de recursos suficientes para que os servidores se desenvolvam de maneira satisfatória, e a falta de investimento em planos de desenvolvimento de pessoal adequados e educação continuada.
Acredito que as novas tecnologias muitas vezes podem ser negativas em alguns aspectos em certas funções, mas sua contribuição é bastante vantajosa em carreiras. O ideal seria incentivo por capacitações tecnológicas em diversos ambitos para se aguçar talentos não desenvolvidos que tornariam os velhos hábitos de trabalho mais dinâmicos e com resultados mais satisfatórios.
A questão da educação continuada na rede privada é mais bem trabalhada e sentida, já em departamentos públicos sentimos certa resistência e até mesmo certo desanimo devido à qualidade de cursos oferecidos e também pela acomodação do profissional, através dela o profissional se sente valorizado e desempenha melhor buscando melhorar sempre mais seu resultados, tornando profissionais com perfis diferenciados e com alta qualificação.
Essa falta de incentivo reflete diretamente na satisfação servidores que vive insatisfeita com seu trabalho, buscando intensamente pela aposentadoria e a maioria almeja concursos de maior dificuldade, complexidade e salários mais atrativos. Em relação aos salários os valores em sua maioria estão defasados e não recebem uma revisão periódica.
Assim como um sinal de que as coisas não vão bem com este incentivo, é refletido diretamente na participação da sociedade no serviço público, criando um tremendo mal estar entre seus representantes o que nada facilita a tomada de decisão e implantação de ideias apresentadas pela sociedade. Prevalece a imagem de que a população nunca está satisfeita e que seus lideres são nada mais que a oposição política.
Portanto Ronaldo aponta uma critica geral sobre a falta de evolução do serviço publico, já que o estado teria o poder de ser o melhor empregador existente no país, e possui riqueza suficiente para isso, o incentivo por parte do estado poderia suprir em diversos quesitos para incentivar o ingresso da população na carreira publica. E isso somente será possível com desenvolvimento destas e de outras políticas citadas e mostrando o papel fundamental do Gestor Público no sistema que tem a função e o poder se aperfeiçoar constantemente e tratar com inteligência todos os aspectos motivacionais tanto dele mesmo quanto de sua equipe.
...