Case Cartona Photo
Por: stelastela • 11/5/2015 • Projeto de pesquisa • 3.514 Palavras (15 Páginas) • 299 Visualizações
A implantação do 5 S, como controle de Qualidade nas
Organização: um estudo de caso
Mara Lucia Grando Costella
Maristela da Silva
Resumo
Este Artigo foi feito em cima de um estudo bibliográfico com intuito de apresentar as empresas as funcionalidades do 5 S para proporcionar a diferenciação de competitividade, com enfoque especial nas melhores condições de trabalho e manutenção da saúde do trabalhador, além de auxiliar na produtividade e qualidade, baseado num modelo composto por três etapas básicas: preparação, implantação e manutenção. Ao longo deste artigo é possível identificar os impactos positivos da implantação do 5 S, gerando grandes resultados satisfatórios que beneficiaram todos os envolvidos.
O objetivo é demonstrar através do estudo de caso que o 5S é uma ferramenta da qualidade de inovação tecnológica, importante para a manutenção de um ambiente saudável, contribuindo como fator de desenvolvimento sustentável da organização.
Palavras-chave: Ferramenta, 5S, Qualidade Total.
1 – Introdução
No decorrer dos anos as empresas apresentaram inúmeras mudanças no contexto empresarial. Quebrou-se o paradigma, de que os industriais deveriam ser grandes e imponentes, tornaram-se enxutas e extremamente organizadas. A ferramenta 5S, como parte da Gestão da Qualidade Total, surge como um dos caminhos para alcançar-se a modernidade e competitividade sendo cada vez mais utilizado como uma ferramenta para educar as pessoas de uma forma prática, dentro de suas próprias atividades, através do envolvimento de todos.
A busca por um ambiente de qualidade é uma preocupação cada vez mais freqüente dos administradores para atingir os objetivos das organizações. Os gestores procuram o completo envolvimento das pessoas na tomada de decisões, tornando-as mais comprometidas e responsáveis pelos rumos da organização na qual trabalham. (VANTI, 1999).
Embasado nessas premissas, buscamos conhecer a implementação do Controle da Qualidade Total, técnica que oferece vantagens como: administração participativa, eliminação do desperdício, melhor ambiente de trabalho, otimização de espaço, prevenção de acidente, mudança de comportamento e hábito, espírito de equipe, autodisciplina, eliminação do stress das pessoas, padronização dos processos, confiabilidade dos dados de controle e redução/eliminação das condições inseguras.
É um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atitudes (SILVA 1994).
A filosofia dos sensos
Segundo Campos (1992), na essência, 5S gera uma mudança de conduta, hábitos, comportamento e tende a mobilizar toda a organização, do presidente aos operários, áreas administrativas, serviços e manutenção. Porém, necessita ser liderado pela alta administração servindo de modelo, de exemplo e com isso mobilizando toda a organização em um verdadeiro trabalho de equipe assimilado por todos.
5S é uma prática desenvolvida no Japão, onde os pais utilizam-se desta técnica para ensinar a seus filhos os princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois de ocidentalizada, esta técnica ficou conhecida também, como Housekeeping (RIBEIRO 1994).
Housekeeping
Existe uma diferença fundamental entre dois programas: o “Housekeeping” aborda apenas o aspecto físico, enquanto os 5S se detêm as partes física, intelectual e social das questões a serem vivenciados no dia-a-dia da empresa.
Por isso, a implantação dos 5S requer de nós, brasileiros, uma reeducação também ideológica. É sempre importante frisar que os 5S, quando bem conduzidos, são a melhor ferramenta de mobilização para a Qualidade Total.
Senso de Utilização – Seiri
O sentido literal de seiri é “separar por grau, tipo ou tamanho”. Para os 5S significa: identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, isto é, manter no local de trabalho apenas o que o empregado realmente precisa. Este é o ponto inicial do senso, a percepção de saber o que é essencial no posto de trabalho.
Seleção ou utilização na linguagem do 5S, de acordo com Osada (1992), "[...] significa distinguir o necessário do desnecessário, tomar as decisões difíceis e implementar o gerenciamento pela estratificação, para livrar-se do desnecessário."
Verificações
Nesta etapa as seguintes verificações devem ser feitas:
Existem objetos guardados há muito tempo, que nunca foram utilizados ou com freqüência de uso muito baixa?
Há coisas desnecessárias?
Existem desperdícios que deveriam ser reduzidos ou eliminados?
A cada resposta afirmativa algo deve ser descartado. Depois de feitas estas verificações, o que for considerado desnecessário deve permanecer por um tempo determinado em um local especial para o descarte. Assim, todos poderão observar se aquilo que será eliminado, não possui outra utilidade.
Benefícios
Liberação de espaço;
descarte de ferramentas, armários, prateleiras, cofres em excesso, de sobressalentes e sucatas, bem como de dados de controle ultrapassados e de itens já fora de uso;
eliminação do tempo de procura de documentos e materiais.
Senso de Ordenação - Seiton
O sentido literal de seiton é “combinação de arranjo de partes, elementos, peças etc. segundo algum princípio ou método racional”. Para os 5S significa: determinar o local para se achar com facilidade algum documento, material ou equipamento necessário.
Para Badke (2004) o Senso de Ordenação é definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados de modo a facilitar seu uso e manuseio, facilitar a procura, localização e guarda de qualquer item. Popularmente significa "cada coisa no seu devido lugar".
...