Cervejaria Heineken
Por: mhenriquel • 16/6/2015 • Resenha • 704 Palavras (3 Páginas) • 3.844 Visualizações
FUNDAMENTOS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
CERVEJARIA HEINEKEN
A Heineken é atualmente a maior cervejaria da Europa. Sua marca esta presente nos mais diversos países, seja na venda de cerveja, como em patrocínios e eventos culturais de grande porte. A cerveja Heineken é a mais vendida no mundo atualmente, pois possui enorme potencial de produção e distribuição a nível mundial. Vejamos aqui, um pouco mais sobre a marca e cervejaria Heineken.
A Heineken começou sua produção em 1868 com Gerard A. Heineken, até então com 22 anos. Após um século, seu neto, Freddy Heineken assumiu o comando da empresa, e fez a Heineken expandir suas vendas para mais de setenta países. Desde então houve um crescimento astronômico nas suas vendas e divulgação da marca. Foi a primeira cerveja a chegar ao mercado americano após a Lei Seca, estabelecida em 1933, fato que, consagrou e estabeleceu suas vendas neste mesmo país. A empresa também adquiriu diversas cervejarias pequenas desde a sua fundação, e aos poucos, foi se tornando uma das maiores empresas cervejeiras do mundo. Atualmente, possui um dos mais modernos processos de fabricação e de distribuição do seu mix de produtos.
O segredo de todo o processo de fabricação e logística está situada na cidade de Zoeterwoude, na Holanda. A fábrica possui mais de um milhão de metros quadrados, e é neste local, que o processo de fabricação da Heineken inicia. Tudo começa, com as toneladas de grãos de cevada que vem direto do porto localizado a menos de um quilometro da fábrica, e estes, responsáveis pela fabricação de no mínimo, vinte milhões de garrafas da cerveja Heineken. Após a entrada dos grãos na fabrica, os mesmo são inspecionados e controlados por mestres cervejeiros. Os ingredientes da cerveja Heineken são: água, malte de cevada lúpulo e a levedura, estes, responsáveis pelo sabor diferenciado da cerveja.
O processo de maior destaque é a fermentação da cerveja, através de leveduras, no qual a cerveja fica armazenada em grandes compartimentos, e as bactérias aceleram os procedimentos químicos da mesma. As bactérias utilizadas no processo ficam congeladas nos laboratórios da Heineken, e são manipulados por químicos altamente capacitados. Um frasco pequeno de bactérias pode resultar em trinta bilhões de litros de cerveja Heineken. Após a fermentação e a adição das leveduras, surgem os processos de filtragem e engarrafamento. Porém, antes da cerveja sair dos enormes tanques de armazenamento, os mestres cervejeiros entram novamente em ação, degustando a cerveja e aprovando ou não a mesma. Se ocorrer um mínimo erro, milhões de litros e dólares serão perdidos pela Heineken. Após, entra o processo de engarrafamento. O processo ocorre em um prédio com aproximadamente dez mil metros quadrados e com uma tecnologia de altíssima geração. Milhares de embalagens são produzidos a cada minuto, e milhões de rótulos fixam-se nos mesmos, calibrados a milímetros de centímetros de precisão. Se alguma embalagem possui qualquer defeito ou anomalia, a mesma é retirada da produção e reutilizada no processo.
Após o término de todos os processos, a cerveja Heineken é distribuída para todo o mercado internacional, logística que utilizava em 80% dos casos, o transporte rodoviário, através de enormes caminhões, mas, preocupada com a sustentabilidade e programas de melhorias ambientais, a Heineken extinguiu cerca de cem mil viagens rodoviárias por ano e adquiriu um espaço no porto da cidade, localizado próximo a fábrica. Através deste, expede milhões de litros de cerveja Heineken por dia, tornando sua logística, uma das mais consideráveis no mundo empresarial.
...