Cervejaria Heineken
Por: Turma de Administração Manhã 1º Período • 11/9/2015 • Resenha • 455 Palavras (2 Páginas) • 1.546 Visualizações
A história e desenvolvimento da Cervejaria Heineken começa no ano de 1864 na Holanda, na cidade de Amsterdã, pelas mãos de Gerard Adriaan Heineken. A produção era de uma cerveja de cor escura classificada como uma bebida da classe trabalhadora, com sua evolução; pudemos ver que seus gestores sempre buscaram pela competitividade do mercado para melhor satisfação do seu cliente, passando então a produzir uma cerveja clara, tipo pilsener, que se destacava como uma cerveja de cavalheiros, além de estarem preocupados com todos os recursos necessários para a produção ideal de seu produto, investindo em matérias primas, tecnologias, controle de qualidade, gestão de informação, armazenagem, distribuição e marketing.
Se tratando de uma empresa de modelo verticalizada, tem a sua produtividade; que é considerada uma simples mistura de quatro ingredientes: água, levedura, lúpulo e cevada, o seu diferencial. Vimos isto quando observamos os pequenos detalhes e a utilização dos seus recursos, como sua própria matéria prima (cevada maltada, lúpulo), seus funcionários dedicados e totalmente envoltos com a organização, sua estação de tratamento de água para produção, sua usina elétrica, a levedura produzida em seus laboratórios tecnológicos, além de estarem sempre fazendo análise e controle de qualidade de seu produto. Assim investindo constantemente em pesquisa de novos produtos, tecnologia de ponta e marketing, com sua garrafa verde e a inscrição no rótulo das letras “e” inclinadas dando a impressão de um rosto sorrindo e a estrela vermelha que são sua marca registrada; ainda podemos citar a estratégia mais relevante para sua expansão global que foi a conquista dos Estados Unidos nos anos de 1933 com a liberação do álcool, onde a empresa conseguiu ser a primeira a entregar seu produto no país. Ainda procura fazer a armazenagem e distribuição de modo mais eficiente através de galpões, das vias terrestres e marítimas; inaugurando recentemente um porto de ligação de sua fábrica ao maior porto da Holanda, Porto de Roterdan. Finalmente a empresa utiliza a estratégia de marketing abrindo suas portas para seus clientes mais ávidos, convidando-os para descobrir a maneira com que a fabricação é realizada, proporcionando degustação e até ensinando a melhor maneira para saborear a cerveja, além disso, procuram novas formas de se conectar, descobrindo seus gostos e paixões, aproximando-os cada vez mais da organização.
A dimensão da Cervejaria Heineken pode ser resumida a grande estratégia desenvolvida para se manter no topo, que consiste em fabricar a melhor cerveja, chegar ao cliente mais rapidamente e estarem sempre em busca de expansão no mercado. Assim vimos que boa gestão de recursos, suprimentos e logística são necessários e contribuem para o desenvolvimento e permanência das organizações fazendo com que se tornem instituições com capacidade produtiva aumentada, mantendo relacionamentos de confiança e reciprocidade, além de serem reconhecidas por seus clientes.
...