Ciências Políticas
Por: eslany • 17/6/2015 • Abstract • 411 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Bacharelado em Administração Pública
Primeira Avaliação de Ciência Política
1 - O que devemos entender por Estado e como podemos justificar sua existência?
O estado é uma entidade com poder para governar um povo e tem como característica o monopólio, pois cabe somente a ele “o estado”, o uso da força física sobre as pessoas que fazem parte de uma sociedade, o que para os outros é extremamente proibido. Além de tomar decisões em prol da sociedade a que ele representa, possui três funções fundamentais: as funções legislativa, executiva e judiciária.
2 - Como podemos diferenciar o Estado de um grupo qualquer que também faz uso da violência física? É possível que uma organização não estatal se torne Estado? Explique.
A diferença é que o uso da violência física pelo estado é algo exclusivo, dentro da lei; em prol do bem comum. Já o uso dessa mesma violência por um grupo qualquer é algo inaceitável, incorreto, ou seja, é um descumprimento da lei.
Acredito não ser possível uma organização não estatal se tornar estado. Penso que o estado deva continuar a ser monopólio, pois caso contrário poderiam surgir muitas discordâncias referentes ao cumprimentos de leis.
3 - Que tipo de dominação é a administração pública e como devemos caracterizá-la?
A administração pública é um tipo de dominação racional legal, que por ser típica das sociedades modernas, é baseada em regras, onde a obediência se deve não a pessoa, mas sim à regra. Devemos caracterizá-la através de qualquer empresa onde haja hierarquia e tenha a burocracia como elemento essencial para o trabalho rotineiro.
4 - Diante dos modelos de Estado apresentados como podemos entender o Estado Brasileiro? Explique.
Podemos entender o Estado Brasileiro como um Estado de Bem Estar Social, onde programas como o Bolsa Família é criado para o combate a pobreza, fazendo com que crianças não necessitem ausentar-se da escola para trabalhar, apesar de não acreditar ser essa a solução para esse problema. Temos também como exemplo o PROUNI onde é dado a oportunidade de jovens sem condições financeiras ingressarem em universidades.
5 – Segundo Norberto Bobbio, como podemos compreender a relação entre Liberalismo e Democracia?
Liberalismo, concepção de Estado com poderes e funções limitadas. Democracia, forma de governo na qual o poder está nas mãos de todos. É através da soberania popular que podemos compreender a relação entre liberalismo e democracia, onde ambas atribuem ao maior número de cidadãos o direito de participar direta e indiretamente na tomada de decisões coletivas.
...