Comunicação Corporativa
Por: TaiCappola • 12/9/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 671 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
A comunicação corporativa caracteriza-se como o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa, é complexa e depende de muitas técnicas para que aconteça de forma ideal. O cuidado com as relações entre empresa e funcionário faz parte do cuidado com a imagem da empresa e da adequação dos trabalhadores ao aumento da competição no Mercado. Para que a empresa tenha sucesso, é fundamental ter funcionários motivados com os objetivos empresariais e engajados neles.
De acordo com Peter Drucker “60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação”. Os departamentos são partes interligadas de uma empresa, como os órgãos do corpo humano. As ações de uma área impactam a vida das outras. A comunicação de que falava Drucker é a circulação estruturada das informações dentro da empresa: entre os departamentos, entre pessoas. Dentro de uma corporação muitas
informações geradas não são transmitidas de forma eficaz, intencionalmente ou não. A recepção defeituosa é a parte final dos problemas de comunicação. Ela pode ocorrer porque o receptor decodifica impropriamente a mensagem e não consegue compreendê-la, devido informações conflitantes ou parciais, ou a mensagem não atinge quem deveria atingir causando desperdício de recursos, além do perigo de provocarem reações adversas no receptor que equivocadamente, as recebe.
Outro problema de comunicação dentro das empresas é a rede informal de boatos, denominado de Rádio Peão,que são os boatos ou comentários que acontecem fora dos comunicados formais emitidos pela empresa e nem sempre são procedentes. A multiplicação dos boatos faz com que geralmente eles saiam do controle e da parte interna da empresa, passando a atuar em outros ambientes, como a casa dos funcionários, outras empresas, etc.
Para evitar o aparecimento e a disseminação dos boatos, bem como os efeitos decorrentes dos problemas de comunicação, o ideal é que a empresa a centralize em um só setor, que por meio de canais (veículos) formais será responsável pela divulgação transparente de mensagens oficiais e legitimadas pela estrutura da empresa.
A respeito dos desafios organizacionais de hoje em relação ao tema gestão de pessoas, liderança e formação de equipes, vemos que alguns aspectos se destacam. Para estabelecer um processo de comunicação interna transparente, ágil e participativo, é preciso identificar o perfil do publico interno, construir uma rede de canais que garanta a eficiência da comunicação, definir mensagens-chave e posicionamentos da empresa, formalizar mecanismos e práticas de feedback. É importante que as empresas trabalhem nesse engajamento do publico interno, para que todos consigam fazer parte da identidade cultural da empresa e participem das mudanças estruturais, estratégias, decisões, enfim, da condução das diretrizes organizacionais da empresa em que trabalham.
Desenvolver uma gestão humanizada e favorável à produtividade é fundamental para gerar um sentimento de comprometimento no professional e gerar bons resultados para a organização. A gestão do fator humano nas organizações requer dos líderes uma compreensão apropriada do comportamento de seus subordinados, devendo o gestor diagnosticar os
problemas organizacionais ocasionados por falhas na comunicação e ajudar a organização a resolvê-los, tornando a comunicação eficaz. Para motivar os funcionários, é recomendável ouvi-los e, apartir de suas sugestões, criar formas de integração. A tomada de decisões, quando compartilhada, tem maior chance de ser bem-sucedida.
...