Comunicação Interpessoal nas Organizações
Por: moiseshumberto • 11/5/2015 • Dissertação • 830 Palavras (4 Páginas) • 355 Visualizações
Comunicação Interpessoal nas Organizações
A importância do relacionamento interpessoal nas organizações é fundamental para um diálogo claro e objetivo tanto com o seu público interno quanto externo. Para entendermos melhor como este relacionamento pode interferir diretamente na vida empresarial vamos compreender um pouco mais sobre a relação interpessoal.
Segundo Chiavenato (2004):
As organizações – entendidas como sistemas vivos – são estritamente dependentes do comportamento sinérgico de suas partes. Toda a energia organizacional é transmitida através de relações, processos e comunicações como meio de enfatizar objetivos comuns, estratégias, promessas, compromissos e interações.
A transparência, clareza e objetividade na comunicação entre o emissor e o receptor farão com que os objetivos da empresa sejam alcançados com sucesso, mas para que isso ocorra algumas barreiras interposta neste processo deve ser superadas, como as barreiras mecânicas, fisiológicas, semânticas e psicológicas.
Conforme Ribeiro (2008)
O âmbito da comunicação é enorme. Estima-se hoje que os indivíduos passam mais de três quarto da vida se comunicando. A troca de mensagens e informações representa uma atividade constante na vida individual, social e organizacional.
No texto disponibilizado como material de apoio pode-se identificar a importância e a aplicação dessas informações na relação da empresa BRASKEM com o seu público, contudo as mensagens enviadas aos interessados são de formas distintas. A forma como o a setor de comunicação da empresa faz para divulgação do DRE aos seus investidores é diferente no que se refere à elaboração do boletim informativo aos colaboradores. Apesar de ambos serem o público da empresa, se diferem na questão temática da mensagem.
A constituição de uma equipe de Comunicação nas grandes organizações é de extrema importância, pois esta será responsável por receber, processar e transmitir ao interessado a mensagem com eficácia e eficiência, com isso haverá uma maior intelecção com o feedback.
Todo esse processo de comunicação deve-se ser embasado em cima da cultura organizacional da empresa, sobretudo com o enfoque em seus princípios de missão, visão e valores.
Como é afirmado por Rokermann (2014):
[...] para garantir o alinhamento do discurso, a equipe de comunicação desenvolveu um trabalho de posicionamento de marca que se baseia na missão, na visão e nos princípios da organização que norteiam não somente a condução dos negócios, mas também a maneira de comunicar, o que incluir diretrizes de estética, linguagem e relacionamento.
A metodologia de disseminação da informação para a sociedade gera confiança entre empresa e consumidor esta também é de suma relevância. “Na CPFL os relatos vão das mensagens do presidente do Grupo nos comunicados ao mercado a informações oferecidas nas contas de luz distribuídas mensalmente aos seus milhões de consumidores” (ROKERMANN, 2014). Agindo dessa forma a empresa gera transparência e credibilidade atraindo novos investidores, porém devem ser tomados os cuidados necessários para que estas informações não cheguem de forma confusa e acabem distorcendo o foco da mensagem.
Atualmente as empresas têm sua própria cultura e comportamento organizacional, embora algumas sejam influenciadas por outras por seu método ousado e inovador. Segundo afirmação de Lima (2011, p.4 apud SOVIENSKI e STIGAR 2008, p.58), “para que haja sucesso na empresa, é preciso que os objetivos da gestão estratégica de pessoas estejam claros e definidos”, este é um fator
...