Conceito de Estado para Karl Marx
Por: Intyana Tayna • 16/6/2018 • Dissertação • 378 Palavras (2 Páginas) • 3.625 Visualizações
Karl Marx foi um intelectual revolucionário alemão fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Para Karl Marx o Estado é uma organização cujos interesses são os da classe dominante da sociedade capitalista, ou seja, da burguesia. Em sua concepção de Estado ele considerava principalmente as condições materiais, o modo como as “coisas” são produzidas, distribuídas e consumidas de uma sociedade, e não como base de uma estrutura social e da consciência humana, o Estado, portanto, surge das relações de produção, não do desenvolvimento da mente humana ou das vontades humanas. Não é o Estado que molda a sociedade, mas a sociedade que molda o Estado, a sociedade por sua vez se molda pelo modo dominante de produção. O Estado surgindo das relações de produção, não representa o bem comum.
Marx foca numa perspectiva materialista da história. O Estado na visão do Marx existe como forma de legitimar a classe burguesa como supremacia, ou seja, o Estado existe unicamente para garantir os privilégios da classe burguesa. O Estado está á serviço de uma ordem estabelecida, essa ordem é estabelecida pela classe dos proprietários dos meios de produção, que é a burguesia. O Estado surge exatamente como fruto das contradições de classes, entre o interesse de um indivíduo ou família e o interesse comum de todos os indivíduos. O Estado está relacionado com as divisões das classes sociais, pois ela nasce da luta entre elas. Portanto, a classe mais poderosa é a classe política dominante.
Marx observou fenômenos importantes da história, como o surgimento de formas de governos e modelos econômicos e que com o desenvolvimento do capitalismo vamos ter o Estado principalmente com a Revolução Burguesa e ascensão da burguesia. Para Marx, o Estado é um órgão de dominação de classe, um órgão submisso de uma classe para a outra, é a criação de uma “ordem” que legalize e consolide essa submissão, amortecendo a colisão das classes. O Estado representa o braço repressivo da burguesia permite que o grupo social dominante use o poder do Estado contra os outros. O Estado tem o objetivo de impedir que as classes entrem em guerra entre si. Ele também contribui em manter a dominação da classe burguesa sobre a classe trabalhadora na função de oprimi-lo.
...