TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade e Análise Balanço Resenha

Por:   •  7/4/2019  •  Resenha  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 2

Em 2005 o professor Elizeu Martins expões que ambas as visões da contabilidade se completam sendo elas as normativas e positivas, isto presume o porquê de governos e empresas escolherem entre uma técnica e outra. O livro de Sunder faz ligações entre estes dois aspectos, fazendo também introduções fundamentais de conceitos e instrumentos que nos mostra que a mesma e formada por vertentes econômicas dizendo também que as informações contábeis atuam diretamente no equilíbrio das transações de mercados ou os fluxos internos das organizações.

O autor divide o livro em 3 partes, a primeira que é a abordagem da teoria contratual da firma, já disseminada nas ciências das organizações e microeconomia diz que a mesma é um aglomerado de contrato entre agentes com uma malha jurídica que propõe resultados esperados por cada agende envolvidos, sendo os agentes os citados a logo a frente  consumidores, empregados, auditores, credores, acionistas e governo, as condições assimétricas das teorias contratuais são abordados nesta teoria.

Já na segunda parte do livro quando o autor aborda implicação da informação contábil em cada tipo de relação contratual, ou seja, cada elementos essenciais para a produção de um determinado produto ou serviço para os 6 tipos de agentes mencionados acima. Ou seja, cada um destes agentes agrega algo à instituição em troca recompensas e assim em vice-versa. A tarefa do gestor e gerenciar está complica malha existente na organização para que assim possa manter o equilíbrio entre ambas as partes, o que inclui beneficiar tais agentes para que os mesmos abdiquem outros relacionamentos para vincular o da organização. E tarefa do gestor se resume em realizar a distribuição destes resíduos para os grupos, lembrando de quando os resíduos são negativos faz com que tais agentes desprendem da organização, desta forma maximizar estes resíduos é a condição para a continuidade do negócio. Já a contabilidade entra na informação dos insumos ofertados por cada agente, transformando-os em uma base econômica e mensurando o desempenho, com o propósito de ratear para todas as partes os resíduos de forma que atenda os mesmos.

O controle se resume em 4 funções sendo elas, a mensuração das contribuições, a mensuração da recompensa, a comparação entre contribuições e recompensas e a divulgação de tais dados e por último prover as informações de forma pública. Mensurar os custos é distribuir e maneira adequada a cada centro de responsabilidade podendo mostrar tanto a eficiência quanto a ineficiência.

Sunder ao concluir diz que as práticas contábeis subordinadas a conjunto de doutrinas e postulados sendo convenções aceitas pela maior parte de agentes pode alterar as decisões de certos grupos. Já nas considerações finais ele aborda as organizações não governamentais que direcionam os resíduos para certos conjuntos particulares de proprietários desta forma altera as formas de incentivos e o conteúdo das informações demandadas.

Desta forma o autor apresenta uma visão ampla e vasta das diretrizes de decisões contábeis nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com