Resenha de teoria da contabilidade
Por: debicaramelo • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 1.537 Visualizações
Os primeiros sinais de contabilidade, diz Mattesich (1994)apareceram em 8.000 a.c. Apesar de sabermos que a contabilidade existe a tanto tempo , ela somente foi configurada como uma diciplina academica a apenas meio século .
A contabilidade inicialmente foi tratada como apenas uma arte de fazer contas, mais trade começou a ser tratada como uma atividade mais complexa, que exige estudos de teorias e regras a serem seguidas. O final do século XX foi marcado por constantes questionamentospela sua natureza ,a principal causa desse questionamento foram a revolução das tecnologias de informação e as telecomunicações.no final do século XX foi criado a rede internacional da contabilidade ,para unificar o sistema contábil do mundo.
Para analisar todos os fenomenos da contabilidade , precisamos fazer uma classificação com isso, existem 3 áreas de investigação na contabilidade que se pode distinguir, que são : A teoria da contabilidade, a doutrina da contabilidade e a pratica da contabilidade.
Dentro da teoria contábil incluimostodas as tentativas de descobrir princípios gerais que são definidos como soluções logicas para problemas praticos ou são definidos como explicações racionais da pratica atual ou passada da contabilidade.A doutrina da contabilidade compreende a demonstração dos procedimentos contábeis, os quais, de acordo com o proposto, devem ser seguidos. A partir dessa perspectiva, a Contabilidade é o estudo dos melhores meios de atingir determinados resultados imaginados e visa aperfeiçoar os padrões de contabilidade. A dou- trina da contabilidade nesse sentido é o método adotado pela maioria dos livros-textos de contabilidade.
A doutrina também forma a base da legislação e realizações similares que afetam os procedimentos contábeis. Pode-se conside- rar essa visão como sendo normativa; seu método é autoritário, no sentido que suas proposições são aceitas porque são promulgadas por uma autoridade; em função disso, esses pronunciamentos são respeitados ou temidos.
...