Resenha Teoria da Contabilidade
Por: Evandro Ludwig • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 522 Palavras (3 Páginas) • 728 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Caxias do Sul
Nome: Evandro Henrique Ludwig
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Resenha sobre Contabilidade
O texto “História da Contabilidade” trata sobre o surgimento e os primeiros passos do estudo da Contabilidade no mundo que já existia desde os primórdios onde nossos ancestrais faziam registros nas paredes de caverna, para ter controle do rebanho de gado, por exemplo.
O termo ‘contabilidade’ surgiu na Itália, embora a pratica tenha iniciado muito antes da origem do termo devido a necessidade de registros no comércio. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
A evolução da ciência contábil foi dividida em períodos: contabilidade do mundo antigo, contabilidade do mundo medieval que marcou a criação do método das partidas dobradas que conhecemos até hoje, contabilidade do mundo moderno e a contabilidade do mundo cientifico que é praticada até os dias de hoje.
No período antigo utilizava-se a contagem para fazer o controle de bens. O homem tornou-se mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros no período medieval onde passou-se a estudar técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc. O crescimento da Contabilidade foram a consequência natural das necessidades geradas pelo advento do capitalismo, nos séculos XII e XIII. No final do século XIII apareceu, pela primeira vez a conta "Capital”, representando o valor dos recursos injetados nas companhias pela família proprietária.
Foi durante o período moderno que a Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava e no período cientifico, que é o atual, a contabilidade passou a ser um instrumento básico de gestão as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.
Segundo o livro “fundamentos da teoria da contabilidade”, incialmente a contabilidade foi vista como sendo uma arte, mas ao contrário de ser algo belo que é a definição de arte, a contabilidade é uma conjugação de elementos lógicos e racionais, ou seja, contabilidade não é uma arte. Sendo assim, os autores concluíram que a contabilidade é uma ciência social factual pois utiliza um sistema que é falível, e não definitivo e os fatos podem ser explicados de acordo com os princípios.
Ainda segundo o livro existem três áreas de investigação na contabilidade. A teoria contábil descobrir noções e indicações de princípios que serão definidos como soluções lógicas para problemas práticos. A doutrina da contabilidade compreende a demonstração dos procedimentos contábeis enquanto a pratica compreende a demonstração de que procedimentos da contabilidade estão de fato sendo seguidos.
...