Cooperativa Capricórnio
Por: Ninacortacio • 20/10/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 742 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
ESTUDO DE CASO: COOPERATIVA CAPRICÓRNIO
Monique Cortacio
Administração
Para que os membros da empresa trabalhem em equipe, será necessário criar e aplicar métodos que ajudem todos da empresa a trabalharem juntos.
Será preciso definir missão, visão e valores, identificar pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da empresa. Com isso ajustado, pode-se dar início ao planejamento global, adotando os níveis Estratégicos, Táticos e Operacionais.
- Ambiente interno:
1.1 – Pontos fortes:
- Clima organizacional;
- Empatia entre todos da empresa;
- Métodos administrativos bem constituídos;
- Pessoas que gostam de trabalhar;
- Boa técnica e especialidade.
1.2 – Pontos fracos:
- Dificuldade de trabalhar em equipe;
- Postura inadequada;
- Falta de planejamento;
- Desrespeito pelos processos da empresa;
- Ausência de cultura voltada para o programa;
- Ambiente externo:
2.1 – Oportunidade:
- Tradicional no ramo pecuário;
2.2 – Ameaças:
- Preço alto;
- Queda na venda e no mercado pecuário;
Planejamento Estratégico
Para criar um Nível Estratégico, que será supervisionado pelo conselho administrativo, precisaremos desenvolver um plano mercado, pois nele será feito um projeto para a criação de preços fixos e aplicaremos em toda direção da empresa; um planejamento de venda que deverá examinar um futuro aumento e levantamento dos valores das matérias-primas agrícolas.
Nos Recursos Humanos, realizaremos uma reunião com os todos os envolvidos, para exibir as dificuldades que vem comprometendo a empresa, e expor as metas e os objetivos a serem alcançados, como por exemplo, o trabalho em equipe; realizaremos treinamentos que possam desenvolver habilidades e compreensão de todos; será disponibilizado cursos de aperfeiçoamento para todos os envolvidos semestral, sendo a duração do curso de 2 meses, para que exerçam sua função corretamente e que aprendam a trabalhar juntos.
Será feito um planejamento organizacional, onde criaremos uma auditoria das rotinas administrativas, um programa de informação com os resultados realizados e as melhorias a serem feitas e que disponibilize para todos os envolvidos, criaremos também um programa de entendimento entre os diretores e o funcionários.
Planejamento Tático:
Para dar início ao Nível Tático, que ficará supervisionado pelo conselho consultivo, precisará determinar as ferramentas da auditora, as ferramentas utilizadas para a criação de preços em todos os departamentos para que não haja perda de vendas devido ao valor muito alto, e melhorar o convívio e a comunicação entre os diretores e os colaboradores para que as exigências ocorram corretamente. Reunir os responsáveis de cada departamento para saber como trabalham, e qual a função de cada um, e assim localizar os erros e acertos, para encontrar meios necessários para a elaboração dos resultados.
Projetar estrategicamente uma fixação de preços determinados ajustados com os custos, e comparar com os preços das empresas concorrentes. Inserir métodos necessários para ganhar o mercado, conhecer o mercadoria, preço e os pontos de vendas da empresa.
Desenvolver novos métodos de marketing para cativar o público-alvo, criando uma diferenciação positiva do produto comparado ao do concorrente. O Conselho fiscal criará um projeto orçamental para analisar os custos e o lucro da empresa, irá fazer um relatório mensal diagnosticando os riscos da empresa.
...