Correlacao 5s
Por: rafaelmtrancoso • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 540 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
CORRELAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA JAPONESA DE PRODUTIVIDADE E QUALIDADE, COM FOCO NA CONTRIBUIÇÃO DA ÁREA DE RH
Marcada pela contribuição Frederick Taylor, a era da produção em massa foi caracterizada pela especialização do trabalhador no desempenho de tarefas, ressaltando o estudo dos tempos. Nesse momento os operários eram vistos como uma extensão das máquinas, focando-se apenas em atividades mecânicas e repetitivas a fim de produzir cada vez mais.
No entanto, de acordo com Henry Ford, a era de produção em massa se caracterizou pelo ‘‘inchaço’’ das organizações, ou seja, concentravam todo processo produtivo, desde a confecção da matéria-prima, até a fabricação do produto final. Ford também foi responsável por introduzir as linhas de montagem em algumas fábricas, uma opção que garantiria maior eficiência e eficácia, além de rapidez na produção de seus automóveis e componentes.
A importância do RH surgiu a partir da necessidade de uma melhor forma de administrar o capital intelectual, período também em que surgia a forma japonesa de administrar, caracterizada pela sua relação de fidelidade com o colaborador, oferecendo-lhe participação nos lucros, emprego vitalício, além de centenas de outros mais benefícios, tudo em troca de maior dedicação. Foram propostos e implementados horários mais flexíveis e o desenvolvimento de um clima organizacional favorável através das políticas morais e éticas de Recursos Humanos, vigentes até o presente momento.
Concluí-se que modelos de gestão refletem alta competitividade às organizações, assim as empresas buscam nas pessoas, estilos próprios, dinamismo, conhecimentos, habilidades e atitudes no que diz respeito a criação de soluções dos problemas cotidianos de uma organização.
Desde então o desafio do RH tem sido o de manter pessoas informadas, acompanhadas e assistidas dentro da empresa.
...