Criação de uma empresa ecologicamente correta
Por: maryferp • 15/10/2016 • Seminário • 2.662 Palavras (11 Páginas) • 345 Visualizações
Introdução
A importância desse trabalho está em retratar uma empresa de produtos de limpeza ecológicos, recém-chegada no mercado, que possui processos diferenciados das outras já existentes. Objetivando utilizar os métodos logísticos para identificar e solucionar todos os possíveis obstáculos que a EcoClean possa vir a encontrar.
Por se tratar de uma empresa inovadora, a mesma irá precisar de estratégias para tornar seu produto confiável. Dessa forma, o foco do nosso trabalho é no marketing que a EcoClean deverá investir.
Nosso objetivo com esse projeto é mostrar que é possível uma empresa nova, se tornar conhecida apenas utilizando corretamente a logística.
Todas as metodologias aplicadas foram baseadas nas disciplinas do curso, nos materiais dados em aula e em algumas pesquisas realizadas online.
EcoClean
A EcoClean é uma empresa ecológica, fundada em 2013, que tem como objetivo comercializar produtos limpeza em território nacional, através de nossas consultoras/revendedoras. Todas as matérias-primas da EcoClean são naturais e renováveis com adição de ativos biodegradáveis; e as embalagens são recicladas e 100% recicláveis.
Visão
Ser reconhecida em cinco anos como a melhor empresa brasileira sustentável de produtos de limpeza, agregando qualidade de vida aos nossos clientes e suas futuras gerações.
Missão
Fornecer produtos de limpeza de qualidade, sem gerar impactos ao meio-ambiente e na saúde de nossos colaboradores. Com a certeza que podemos lucrar enquanto preservamos.
Valores
- Valorização das relações
- Ética
- Confiabilidade
- Inovação
- Conscientização
- Responsabilidade socioambiental
Pesquisa de Mercado
Pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Optamos realizar esse estudo para nos guiar nas definições de nossas estratégias de marketing para nos inserir no mercado. Foram entrevistadas, um total de 100 pessoas, e a seguir mostraremos os resultados através de gráficos:
- 98% das pessoas entrevistadas consideram importante a preocupação da empresa com o meio ambiente. Apenas 2% consideram irrelevante.
- 62% das pessoas entrevistadas trocariam marcas famosas de produtos de limpeza para comprar uma marca não tão conhecida, mas que se preocupa com o meio ambiente. 30% não sabem e apenas 8% não trocariam.
- Foi solicitado ao entrevistado que classificasse 12 produtos de limpeza de “A” a “M” de acordo com o grau de utilização no seu dia-a-dia. Classificados como:
- Grau de utilização A: 89% disseram ser o detergente, 6% o sabão em pó e 5% o multiuso.
- Grau de utilização B: 60% disseram ser o sabão em pó, 28% o multiuso e 12% a água sanitária.
- Grau de utilização C: 56% disseram ser o multiuso, 24% o limpa-vidros e 20% o amaciante.
- Pesquisamos também, qual seria o produto que os entrevistados trocariam por outra marca e por qual motivo. 74% responderam que trocariam o limpa-vidros, 16% o sabão em pó e 10% o detergente. O motivo 68% alegaram ser por conta da qualidade, 12% por conta da acessibilidade, 11% por conta do rendimento e 9% por conta do preço.
- Para finalizar a pesquisa, perguntamos qual seria a mídia pela qual os entrevistados atualizam seus conhecimentos sobre produtos de limpeza, para assim, sabermos como alcança-los. 64% disseram ser pela internet 29% pela TV, 5% não souberam responder ou se atualizam por outras vias de comunicação e 2% por revistas.
Analise SWOT
Com base nos resultados da pesquisa de mercado, fizemos uma analise SWOT; que é uma ferramenta de gestão para o estudo interno e externo da empresa através da identificação e analise dos pontos fracos e fortes da organização e das oportunidade e ameaças às quais ela está exposta. Escolhemos utilizar essa ferramenta, pois dessa forma foi possível demonstrar de maneira clara onde serão os focos de nosso planejamento estratégico.
S – Nossas forças:
- Todos os produtos são 100% sustentável;
- Nossos clientes compram os produtos sem sair de suas residências;
- Todas embalagens são retornáveis;
- Temos total fidelidade ao pós-venda.
W – Nossas fraquezas:
- Por se tratar de uma empresa recém-chegada no mercado, existe uma falta de confiabilidade;
- Não possuímos pontos de venda;
- E nem são vendidos em mercados.
O - Oportunidade
- O mundo está cada vez mais conscientizado, dessa forma o mercado está abrindo as portas para empresas sustentáveis;
- Como foi analisado com a pesquisa de mercado, existe uma deficiência na qualidade de alguns produtos de limpeza encontrados no mercado, principalmente do produto Limpa-vidros;
- Maior possibilidade de fidelização, por nosso contato ser direto com o cliente.
T – Nossas ameaças:
- As empresas consagradas no mercado, tornando nossa disputa por mercado acirrada;
- Uma possível falta de interesse do cliente em experimentar novos produtos.
Mix de marketing - 4P’s
4P’s são o composto de marketing, onde é exposto os 4 elementos básicos que compõe qualquer estratégia de marketing de uma empresa. Baseado na analise SWOT conseguimos direcionar qual seriam nossos 4P’s, e através deles demonstrar o foco de nossas estratégias para nos inserir no mercado. Visando manter e melhorar nossas forças, aproveitar nossas oportunidades, aperfeiçoar nossas fraquezas e superar nossas ameaças.
- Produto
O primeiro “P” é o produto.
- Mix de produtos:
Possuímos uma variedade de 12 tipos produtos, que dentre eles, alguns também variam em tamanho. São eles:
- Lava-roupas em pó;
- Lava-roupas líquido;
- Amaciante;
- Sabão em barra;
- Detergente;
- Multiuso;
- Água sanitária;
- Desinfetante;
- Lustra-móveis;
- Sabão em pasta;
- Limpa-vidros;
- Aromatizantes.
- Qualidade:
O nosso diferencial em qualidade é que buscamos melhorar a vida de nossos clientes, tanto na facilidade na limpeza quanto na busca por um mundo melhor. Priorizamos a qualidade do nosso limpa-vidros, já que diante da pesquisa de mercado constatamos que esse seria o produto que 74% dos nossos entrevistados considerariam substituir as marcas que já utilizam por uma nova, por conta da falta de qualidade. E com uma alta qualidade nesse produto, esse seria um atrativo também, para os clientes buscarem experimentar outros de nossos produtos.
...