Criando Equipes Eficazes - GP
Por: Mauro Zambrano • 3/9/2017 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 924 Visualizações
Criando Equipes Eficazes.
Atualmente, é muito comum vermos no mercado de trabalho, pessoas que trabalham e equipe e que tenham dinâmica de grupo sendo mais bem aceitas do que as demais, em quaisquer ramo que as mesmas procurarem por vagas. Trabalhar em equipe já é uma realidade. Será possível criar equipes mais eficazes que outras?
Segundo Robbins, existem quatro fatores que seriam primordiais para se ter uma equipe eficaz. São eles: Contexto, Composição, Projeto de Trabalho e Processo. Não podemos deixar de ressaltar que a equipe faz parte de um grande sistema organizacional, por esse motivo, ela vai ela vai precisar dos recursos externos para se sustentar. Sendo assim, resumidamente, esse fator seria: Ter boas condições de trabalho, ambiente agradável, ter máquinas, equipamentos e utensílios necessários às suas atividades, apoio administrativo, que tenham informações para a realização e seguimento das tarefas. Não adianta a organização estar cercada de diversos bons profissionais, se a mesma não disponibilizar materiais, tecnologia necessária para o trabalho, para que os mesmos alcancem os seus respectivos potenciais, e os objetivos da organização.
Segundo uma pesquisa feita pela empresa de consultoria em recursos humanos Hay, apenas 25% das experiências com o trabalho em equipe são bem sucedidas, e, quando dão certo, os resultados tendem a desaparecer rapidamente. Segundo essa pesquisa, o insucesso de determinadas equipes acontecem por uma série de fatores, que podem ser vistos abaixo:
- Metas e objetivos mal definidos;
- Responsabilidades mal definidas;
- Falta de habilidade e conhecimento;
- Ausência de reconhecimento;
- Inibição ou individualismo;
- Estilo de liderança e comportamentos;
- Falta de treinamento;
- Reuniões sem eficácia
Com o acontecimento como esses, além da equipe perder efetividade, ocasionam alguns sintomas que são mais perceptíveis, tais como: Atrasos, faltas, saídas, críticas à liderança e a outros membros da equipe, dominação, isolamento, desinteresse, conversas paralelas, falta de concentração e metas não cumpridas.
Ter uma equipe altamente eficaz é mais do que ter um grupo de pessoas, uma vez que o trabalho em equipe precisa ser elaborado e planejado. Uma equipe altamente eficaz é o conjunto de pessoas com os mesmos objetivos em comum, conhecimentos complementares e comprometidas com uma meta de alta performance
A figura do líder também é de extrema importância, uma vez que ele precisa estar À frente em decisões importantes e precisa orientar a equipe de forma assertiva.
Podemos assim concluir que com um ambiente favorável, força de vontade, tanto do líder quanto dos membros da equipe, cooperação e com clima de confiança, com todos os membros respeitando e ajudando uns aos outros é sim possível remodelar e criar equipes cada vez mais capacitadas.
Bibliografia
Apostila Unidade 3 – 3.5
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-torna-uma-equipe-eficaz/27762/
...