Cronograma
Por: MarcosKiel • 25/5/2015 • Artigo • 642 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
Cronograma
Resumo
O cronograma, ou Grafico de Gantt,é um requisito básico para o planejamento de projetos, cujo objetivo principal é o acompanhamento e controle de projetos e de mais funções. É uma técnica de representação gráfica de decisões, que mostra em um calendário, quando as atividades deverão ocorrer.
Palavras-Chave: Cronograma; Tempo; Planejamento; Programação.
Abstract
The schedule, or graph of Gantt, is a basic requirement for the planning of projects, whose main objective is the monitoring and control projects and more functions. It is a graphical representation of technical decisions, which shows a calendar, when activities will occur.
Keywords: Schedule; time; planning; Programming.
Introdução
A palavra cronograma vem do grego, e é formado por duas palavras que são o substantivo Chronos, que pode ser traduzido como "tempo", e a palavra gramma que é equivalente a "escrever mensagem". Seu objetivo é o controle e acompanhamento de forma simples de projetos a serem realizados. Sua representação mais comum é chamada de Cronograma de Barras, cujas colunas representam à passagem de tempo e as barras as atividades a serem realizadas.
Objetivo.
Esse artigo visa mostrar de forma simples e pratica explicar sobre o que é um cronograma e a importância dele nos projetos a serem desenvolvidos.
Descrição
A preparação de um cronograma consiste em técnica e pratica amadurecida. Recursos e técnicas foram aperfeiçoadas para suporte ao rápido desenvolvimento de cronogramas e facilidade de alteração, porem são usados cálculos subjetivos, pois podem variar dependendo da situação como mão de obra, materiais, clima e outros fatores que podem afetar o andamento do planejamento.
Ao se definir e identificar as tarefas, as mesmas são colocadas em forma de gráfico, usando os recursos do cronograma, assim como autorizar a manipulação das informações para que o processo continue. Deve-se usar a duração de tarefa-padrão como solução inicial e associar o trabalho a sua sequencia logica de desempenho.
Deve-se avaliar se as tarefas não tem uma duração fixa, ou seja, requer um período fixo de tempo sem que a quantidade de recursos seja levada em conta, ou se é dirigida por esforço, ou seja, pode expandir ou compactar com base na designação de recursos para sua finalização. Deve se designar recursos as tarefas e criar-se um caminho critico.
Designam-se recursos a um cronograma, mediante combinação entre os conjuntos de habilidades adequadas e os requerimentos das tarefas. Os recursos são designados apenas as tarefas básicas e não marcos.
A quantidade de recursos designados determina a duração da tarefa. As tarefas grandes podem precisar ser divididas tendo em vista um melhor controle.
De acordo com Cleland (2002, p. 203) são preciso alguns princípios para a alocação de recursos para tarefas, como:
• Alocar, no mínimo, um recurso por tarefa e fazer com que estre recurso esteja presente por todo o tempo
...