Cultura Nacional e Cultura Organizacional
Por: Anastacia Mendonça • 16/2/2019 • Artigo • 8.700 Palavras (35 Páginas) • 243 Visualizações
CULTURA NACIONAL E CULTURA ORGANIZACIONAL
Claudia Mayu Konuma
Este trabalho procura estudar, ainda que de forma limitada, a relação da cultura nacional com a cultura organizacional. Trata-se de uma interação que envolve questões como a influência da cultura local sobre a organizacional e os possíveis choques culturais decorrentes. A compreensão deste relacionamento pode trazer benefícios a medida que levanta pontos de conflito sobre os quais podem haver ações ou ajustes que os contornem.
Este tipo de reflexão surge em um momento em que assiste-se a um processo que afeta quase todos os países do mundo, a Globalização. Eis um fenômeno que diminui distâncias e barreiras, aproximando culturas e que têm contribuído para uma uniformização do comportamento das pessoas ao redor do mundo, especialmente nas classes dominantes.
Tal uniformização começa nas empresas, de forma intencional ou não, pois são elas as maiores interessadas em estar em diversos lugares ao mesmo tempo, com o menor custo de adaptação possível. Nas organizações tem havido facilidade de homogeneização, pois a adoção da ideologia tecnocrática tem instaurado um modo muito semelhante de racionalidade e de comportamento.
Trata-se de um dilema para as organizações, pois busca se obter maiores economias com a Globalização, aproveitando a estrutura e dinâmica de trabalho em todos os lugares onde ela estiver presente, mantendo coerência de estratégia. Por outro lado, a dispensa de um processo de adaptação e de mudança organizacional cuidadoso, pode trazer conflitos diversos, gerando queda no potencial de atendimento às expectativas. O mesmo pode ocorrer em empresas nacionais que, para se tornarem ou manterem se competitivas, implementam modelos de gestão considerados “de ponta”, geralmente estrangeiros, deixando de lado características do próprio país.
...