TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e Mudança Organizacional

Por:   •  9/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.088 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

1. Reflita sobre as relações entre o cargo em comissão, as feições concretas que revestem as relações dessa natureza (comissionada) e a história da Administração Pública brasileira.

A partir disso, faça uma síntese de até 15 linhas sobre as transformações necessárias e passíveis de serem implementadas em relação aos cargos em comissão.

O traço cultural da Administração Pública, fortemente influenciado pela herança patrimonialista, é a figura do cargo em comissão, de livre nomeação e exoneração, conforme previsto no artigo 37, inciso II da Constituição Federal.

A prática nos mostra que tais vagas são, muitas vezes, ofertadas através de manobras políticas, visando que futuramente aquele indivíduo empossado possa fazer às vontades daquele que o nomeou. Essa prática de troca de favores é conhecida como patrimonialismo ou clientelismo, cujas raízes remontam o Brasil-Colônia, e permanece nos dias de hoje.

Tais cargos existem considerando a necessidade de haver pessoas conhecidas e de confiança para exercerem exclusivamente os cargos de direção, supervisão e assessoramento, mantendo a Administração Pública longe do corporativismo dos funcionários públicos, os quais poderão utilizar tais cargos para satisfazer exclusivamente interesses pessoais.

Em outras palavras, o intuito do cargo comissionado é a utilização da máquina pública pelo titular do poder, visando satisfazer interesses pessoais através da concessão de benefícios a terceiros que, em razão deles, ficam politicamente vinculados com aquele que lhe prestou o favor, devendo, portanto, retribuir o que lhe foi concedido.

Fica demonstrado que o acesso aos cargos públicos através de concursos é a melhor solução para se obter pessoas capacitadas a apresentarem um serviço de qualidade. Com certeza existem pessoas extremamente capacitadas e que visam o interesse público na gestão de seus cargos. Porém essa é uma imensa minoria que, em razão de um bem maior, restará prejuízos. As pessoas que ocupam cargos comissionados que dizem respeito à sua área de atuação e especialização poderão sem problemas passar em um concurso público.

O que vemos hoje são apenas prejuízos causados tanto à população quanto à própria Administração Pública por conta da falta de compromisso que os nomeados têm com o interesse público, os quais se preocupam apenas em fazer as vontades daquele que o nomeou.

2. Pesquise sobre conceitos relacionados ao taylorismo, ao fayolismo e à organização burocrática e identifique traços e influências desses, presentes na organização pública contemporânea. A partir disso, relacione os traços constitutivos – que já assumem caráter de elementos culturais – com as barreiras à mudança organizacional.

A Administração Científica de Taylor tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando zerar o desperdício, a ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos. Com o objetivo de ter uma gestão onde o trabalhador produzisse mais em menos tempo, sem ter muitos custos na produção. Observando assim que o sistema de gestão da época tinha muitas falhas, como a falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração

utilizada nas empresas.

Fayol foi considerado o pai do processo administrativo, pois foi ele quem definiu uma teoria geral de administração que vinculava os elementos da administração com seus princípios. Assim, as funções do administrador, seja ele privado ou público, são: prever, organizar, comandar, coordenar e controla. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva.

A partir daí a Burocracia passou a ser considerada um modelo de organização eficiente por excelência, pois veio a eliminar lacunas que os modelos anteriores deixavam na gestão administrativa. Tais atitudes dão ao desempenho funcional de uma empresa, até hoje, uma organização das atividades internas a ponto de realmente maximizar a produção e a velocidade nas atividades diárias de uma organização.

3. Com base no conceito de burocracia desenvolvido por Max Weber identifique as perspectivas desse fenômeno – o burocrático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com