Cultura e mudança organizacional
Por: Márcia Suzuki • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 403 Palavras (2 Páginas) • 225 Visualizações
- Com certeza houve uma alteração nos índices da cultura brasileira pois o país está em constante mudanças.
Em relação ao índice de individualismo, acho que o Brasil se aproxima mais do lado individualista. Por exemplo, antigamente os vizinhos se conheciam, conversavam, os filhos brincavam na rua mas atualmente a maioria mora em apartamento, brincar na rua ficou perigoso, com a criação da internet muitos ficam dentro de casa brincando na frente de um computador e sozinho. Por estes motivos a cultura brasileira deve estar mais para o individualismo do que do coletivismo pelo afastamento das pessoas umas com as outras.
Índice de Distância do Poder – Nesse caso o Brasil está próximo ao poder (menor índice do que a 30 anos atrás), quer dizer que as pessoas estão percebendo que a distribuição desigual do poder não é algo natural e esperado, isso se deve às mídias, internet, muitos conseguem informações mais fáceis das notícias.
Índice de Aversão à Incerteza – Este índice está com o nível menor. As pessoas se sentem mais confiantes e confortáveis com situações novas, desconhecidas e surpreendentes. Acredito que hoje as pessoas estão bem mais preparadas.
Índice de Masculinidade – O Brasil neste índice deve estar maior (mais para o lado masculino), mais competitiva a sociedade.
- Índice de Individualismo – Na cultura geral foi o exemplo que dei no item 1 e na cultura da administração pública brasileira os servidores estão cada vez mais pensando em si mesmo. Acho que não há diferença neste caso.
Índice de Distância do Poder – Neste índice a cultura em geral está mais distante do poder do que a cultura da administração pública. Mas a diferença entre eles é pouca.
Índice de Aversão à Incerteza – Acredito que as pessoas estão mais bem preparadas para enfrentar situações novas, desconhecidas e surpreendentes em relação a administração pública. E em relação a cultura na forma geral este nível está mais ao lado da maior aversão à incerteza do que a cultura da administração pública.
Índice de Masculinidade – Acredito que neste índice não deva ter diferença entre as duas culturas. Ambas estão mais competitivas (mais para o lado masculino).
- Um aspecto negativo da cultura organizacional da administração pública brasileira é que os funcionários ficam presos as regras, manias, hábitos da administração pública e não consegue ou há uma dificuldade para que haja mudanças.
Aspecto positivo é por ter estas regras a instituição consegue chegar ao seu objetivo (meta) corretamente e organizadamente.
...