Cursos Superiores de Tecnologia
Por: ManoelKlebison • 8/10/2018 • Trabalho acadêmico • 2.965 Palavras (12 Páginas) • 96 Visualizações
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
LAN PARA UMA CAFETERIA
Polo Cidade Universitária
2018
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
LAN PARA UMA CAFETERIA
Polo Cidade Universitária
2018
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar que está inserido no programa Pedagógico dos cursos superiores de tecnologia da Universidade Paulista consiste na elaboração um projeto de uma LAN para uma Cafeteria.
Este projeto tem como objetivo apresentar estudos e análise de viabilidade da implantação de uma cafeteria no interior do Fórum Lafayete.
A clientela da cafeteria será constituída por pessoas de classes A e B, que tem o hábito de fazer lanches e consumir drinques fora de casa e que aprecia produtos à base de café.
As cafeterias vieram para ficar. O que parecia ser um modismo firmou-se no mercado tornando-se uma boa opção de negócio. O café é consumido diariamente, pela maioria dos brasileiros, em casa, no local de trabalho, em padarias, lanchonetes e cafeterias de todo país. Cada vez mais os consumidores se sentem mais atraídos pelo ambiente das cafeterias e passam a criar novos hábitos. Observa-se o crescente interesse das pessoas pelos cafés finos, ou seja, os cafés de qualidade superior, além de grande interesse em encontrar nesse ambiente desde a satisfação de uma refeição saudável e rápida até a possibilidade de encontrar com amigos, trocar idéias, intermediar negócios, acessar a internet, adquirir presentes num ambiente agradável e acolhedor.
ABSTRACT
The Integrated Multidisciplinary Project that is inserted in the Pedagogical program of the superior courses of technology of the Paulista University consists in the elaboration of a project of a LAN for a Cafeteria.
This project aims to present studies and feasibility analysis of the implementation of a cafeteria within the Lafayete Forum.
The clientele of the cafeteria will consist of people of classes A and B, who have the habit of making snacks and drinks drinks outside the home and who appreciates coffee products.
The coffee shops came to stay. What seemed to be a fad has firmly established itself in the market making it a good business option. Coffee is consumed daily by most Brazilians, at home, at work, in bakeries, snack bars and coffee shops throughout the country. More and more consumers are attracted to the cafeteria environment and start to create new habits. It is observed the growing interest of people in fine coffees, that is, high quality coffees, and a great interest in finding in this environment from the satisfaction of a healthy and fast meal to the possibility of meeting with friends, exchanging ideas, intermediary business, accessing the internet, acquiring gifts in a pleasant and welcoming environment.
SUMÁRIO
Enunciado do projeto
Este projeto tem como objetivo apresentar estudos e análise de viabilidade da implantação de uma cafeteria no interior do Fórum Lafayete em Belo Horizonte.
A clientela da cafeteria será constituída por pessoas de classes A e B, que tem o hábito de fazer lanches e consumir drinques fora de casa e que aprecia produtos à base de café.
Competência dos responsáveis
Para constituir a empresa serão unidos sócios que têm afinidades, além de possuírem habilidades complementares para empreender o negócio.
Assim, a equipe de sócios que se propõe a implantar a empresa será constituída das seguintes pessoas:
Pedro Henrique Aguiar Barroso Pereira - Graduando em Administração de empresas com habilitação em hotelaria será o Gerente Geral, tendo como função coordenar a área Administrativa e Financeira da empresa; possui facilidade no que diz respeito às áreas: financeira, tecnológica e organizacional, além do espírito de liderança.
Alda Nunes Barroso - Graduando em administração de empresas com habilitação em hotelaria, trabalhou em instituição financeira durante 15 anos; experiência na área de hotelaria e alimentos e bebida no exterior; curso de barrista pelo Senac Francisco Matarazzo em São Paulo; curso de cerimonial e etiqueta pelo Senac Minas. Visitas frequentes em empresas concorrentes de
Belo Horizonte e São Paulo. Motivação para as áreas de pesquisa, marketing, relacionamento, alimentos e bebidas, eventos, hospitalidade e humanização.
Ambos participam de trabalho voluntário em Contagem - MG, na elaboração de
“Plano de Negócios”, para a comunidade, desde 2006. Motivação e entusiasmo na busca de conhecimentos para começar um novo e ambicioso negócio na área de “Cafeteria”.
Os produtos, serviços e tecnologia
A Cafeteria apresentará cardápio com mix de produtos: cafés especiais com
blends diferenciados, lanches e refeições leves, artigos de presentes ligados ao tema “café” em um ambiente com características das cafeterias europeias.
Eventos, cursos e palestras para difundir o produto. A cafeteria contará com a presença de barristas, ou seja, profissionais com conhecimento sobre processo de extração de café. Estes profissionais além de saberem operar as máquinas de café e moinho são simpáticos e corteses no trato com os clientes.
As máquinas utilizadas para produzir o café serão modernas para garantir um produto de melhor qualidade. Será disponibilizada para os clientes a tecnologia
Wi-Fi, para uso da internet sem fio, enquanto lancham no recinto.
O mercado potencial – a oportunidade
Atualmente, o café brasileiro torrado e moído começa a romper uma barreira histórica e inicia um processo de reposicionamento no mercado externo. O crescimento deste mercado no Brasil e no mundo deve-se ao constante aperfeiçoamento do setor. Através das pesquisas percebe-se que o mercado tem um enorme potencial, porém precisa ser muito bem trabalhado. As grandes cidades atraem as novas cafeterias que servem seus cafés especiais, muitas vezes de marca própria. Estes cafés podem ser consumidos nas lojas, onde são servidos por impecáveis baristas ou levados para casa, em grão ou moído.
...