Custeio ABC
Por: alinevido • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
1) Para melhor controle de uma empresa o processo de departamentalização é muito importante. Com ele é possível identificar os gastos de cada departamento, ou seja, quanto cada um deles representa no processo produtivo. Com isso torna-se possível conhecer melhor os custos da empresa e consequentemente acompanhar a formação dos custos. Além disso, quanto mais a empresa conhece seus custos mais fácil reduzi-los. Seria necessário a divisão entre dois grandes departamentos: o de produção ( onde ocorre a fabricação do produto, podendo ter suas divisões como por exemplo dpto de kit aniversario, montagem, acabamento, etc) e o de serviços ( que poderia ter o dpto faturamento, de vendas, administrativo, almoxarifado, etc) que seriam gastos indiretos, pois não participam diretamente do processo produtivo.
2) Custo padrão trata-se da formação de um orçamento/planejamento, ou seja, quanto a empresa deveria gastar em termos de mão de obra, matéria prima, materiais indiretos, etc para produzir seu produto e também qual deveria ser seu preço de venda, margem, etc. É uma forma de controle em que a empresa pode comparar o que foi planejado ou deveria ser gasto com o que realmente aconteceu e assim analisar as distorções. Se por exemplo gastei mais MP do que deveria preciso averiguar: a maquina pode estar desregulada, a MP pode estar fora dos padrões de qualidade e assim por diante. Esse controle permite a analise do real x planejado e se houver diferenças permite identifica-las e tomar um plano de ação.
3) O Custeio ABC não leva em conta se o gasto é da fabrica ou de algum processo administrativo, ou seja, se ele é direto ou indireto. O ponto principal é que todo e qualquer gasto deve ser reconhecido. Com esse método é possível alocar todos os gastos indiretos e custos fixos ao custo do produto. No custeio ABC os gastos indiretos não são arbitrariamente alocados ao custos do produto. Isso é feito através de direcionadores, tornando essa alocação mais adequada. Para isso são utilizados 4 passos: 1º Identificar as atividades relevantes: São as atividades necessárias para que o processo aconteça e que utiliza diversos recursos (humanos, tecnológicos, financeiros, etc). 2º Atribuir custos às atividades: Tudo o que foi gasto para que tal atividade acontecesse, como exemplo salários e encargos, depreciação, insumos, etc. A atribuição pode ser feita por modo direto, quando é possível identificar claramente quais os custos dessa atividade; por rastreamento, onde são utilizados direcionadores para a alocação dos custos, como por exemplo numero de empregados, tempo de mão de obra, etc; e por rateio, que é utilizado somente quando não se pode fazer a atribuição direta e o rastreamento. 3º Identificar e selecionar os direcionadores de custo: é ele que vai apontar o custo da atividade e demonstrar quantas vezes essa atividade é feita. 4º passo Atribuir o custo : Calcular o valor dessa atividade, através do custo unitário direcionador, depois do custo da atividade alocada ao produto e por ultimo o custo da atividade por unidade de produto. Através desses passos será possível mensurar por exemplo quanto o departamento financeiro trabalha para o departamento de montagem, para o dpto de acabamento e para o dpto de kit de aniversario. Portanto o valor total dos gastos do Dpto financeiro será alocado através dos direcionadores (que pode ser por
...