DEFININDO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Por: 25032011 • 13/11/2015 • Relatório de pesquisa • 563 Palavras (3 Páginas) • 358 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SERTÃOZINHO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS – GESTÃO DO CONHECIMENTO
ATIVIDADES DE AUTO-DESENVOLVIMENTO
PROF.º
SERÃOZINHO
2012
Aula Tema 01: DEFININDO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
De fato, a chegada do homem a lua foi um marco histórico e um salto enorme para a instigação de novas tecnologias, conhecimento e formas de se aprofundar em descobertas. Descobrir componentes deste ambiente compatíveis com os da terra (água, terra, etc.) e avanços tecnológicos foram impulsionados, pela necessidade de se ter uma melhor comunicação e visando interesses econômicos que refletem até hoje.
Avanços tais como, evolução de equipamentos, criação de novos produtos com mais utilidade ás pessoas, esperando um impacto e evolução na economia.
Aula tema 02: A EMPRESA CRIADORA DE CONHECIMENTO.
O conceito de gestão do conhecimento, parte a principio de todo o conhecimento existente em uma empresa, na cabeça das pessoas, integridade dos processos e no interior dos departamentos, é a utilização do conhecimento como base na estratégia, para agregar valores e garantir sua eficiência.
Em uma economia onde mudanças ocorrem com certa rapidez, e as pessoas tem dificuldade em acompanhar, quando os mercados transformam-se, uma empresa só torna-se bem sucedida quando se cria consistentes novos conhecimentos e o implantam para todos dentro da organização, incorporando os avanços aos seus produtos ou serviços.
Assim sendo, a Gestão do Conhecimento vem como um apoio ou uma base para a organização tornar as mudanças em adaptáveis acontecimentos de rotina, deixando seus colaboradores preparados e com o conhecimento e capacidade necessária para se conviver em um ambiente inconstante.
Além disso, é importante para que os administradores tenham interesse em explorar o conhecimento que seus colaboradores possuem e que podem favorecer o andamento e crescimento da organização.
Aula tema 03 – TEORIA DA CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
Hoje vivemos em um mundo globalizado, logo podemos adquirir produtos e serviços de qualquer parte do mundo, as organizações têm como objetivo ampliar sua eficiência e garantir sua permanência no mercado. As dificuldades em efetivar a gestão do conhecimento ocorrem principalmente pela dificuldade de transmitir a informação aos colaboradores de maneira que os mesmo acreditem e disseminem entre seus subordinados. Se o processo do conhecimento, não for divulgado entre todos, as hierarquias da empresa não será aplicada, logo não haverá eficiência.
No Brasil, a dificuldade ainda é grande, pois estão começando agora a olhar para o capital humano, capital intelectual, capacidade inovadora e a inteligência empresarial, e entender que são engrenagens essenciais para o sucesso do processo, desde o funcionário do alto escalão que estabelece a estratégia da empresa até o funcionário que irá executar as operações que atendem a estratégias.
Em empresas de pequeno porte, existem muitos empresários que tem dificuldades em aceitar ideias inovadoras, pensam e acreditam que chegaram até aqui sem elas e podem vencer o mundo moderno sem mudanças, vive uma realidade cheia de paradigmas, como também encontramos colaboradores com a mesma filosofia, então o medo de ambas as partes os fazem resistirem às mudanças dificultando todo processo.
...