DESAFIO PROFISSIONAL CO
Por: SELMAHENRIETTE • 23/4/2015 • Trabalho acadêmico • 2.028 Palavras (9 Páginas) • 154 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE MANAUS-AM
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
MANAUS / AM
2015/1
[pic 2]
FRANSICA DINNIZ PAES RA 2856172141
KAMILA DA SILVA ALMEIDA RA 2847250243
MARCIA ALVES ALHO RA 2858156893
MARIA CLENEIDE BALBINO DE MEL RA 1709894362
SELMA HENRIETTE A. DA SILVA RA 2806861875
Desafio Profissional
Comportamento Organizacional e Tec. De Negociação.
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Comportamento Organizacional e Técnica de negociação, sob a orientação do Professor-Tutor Presencial Aurami Cardoso da Silva.
MANAUS / AM
2015/01
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1° PASSO: PERFIL DOS OPONENTES 5
Perfil dos negociadores das partes envolvidas – Oponentes: 5
2° PASSO: HABILIDADES ESSÊNCIAIS DOS NEGOCIADORES 6
3° PASSO: ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO 7
Análise da situação 7
Planejamento 7
4º PASSO: CULTURA ORGANIZACIONAL 8
5º PASSO: PRÉVIO DAS NEGOCIAÇÕES 9
6° PASSO: PROPOSTA FINAL 10
CONCLUSÃO FINAL DA NEGOCIAÇÃO. 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS. 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
O desafio profissional tem como por objetivo, apresentar um planejamento para um processo de negociação de forma sistêmica, entre a GRAVADORA DE MÚSICA X ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.
O objetivo principal da Indústria Fonográfica é promover o desenvolvimento da região, pois a mesma estar situada em uma área logisticamente favorável por se tratar de uma rodovia. Sabendo que alguns investimentos terão que ser feitos para a melhoria da comunidade, estes que deverão ser planejados em conjunto com a associação de moradores, visando a melhoria e desenvolvimento da região.
Considerando o estilo de cada oponente, analisando as propostas e contra propostas, gerenciar os possíveis conflitos entre as partes envolvidas. Este planejamento deverá priorizar a ética na negociação, buscando soluções para os conflitos, beneficiando assim de forma legal, as duas partes.
Empresa RH SOLUÇÕES, que atua no seguimento de gestão de recursos humanos, tem como meta propor as partes aqui envolvidas uma negociação sistêmica, visando um resultado benéfico para ambas as partes.
1° PASSO: PERFIL DOS OPONENTES
Perfil dos negociadores das partes envolvidas – Oponentes:
Associação dos moradores:
Representada pelo Sr. Carlos Henrique, administrador que tem como objetivo de impedir a construção de uma conceituada gravadora de música no bairro, alegando que a instalação da gravadora no local perturbará a ordem pública, influenciando na infraestrutura afetando o trânsito, poluição sonora (barulho), e trazendo falta de segurança para os moradores que sendo este o maior número da 3ª idade, que priorizam a tranquilidade do bairro, o Sr. Carlos Henrique, líder da associação do bairro, reuniu um grupo de moradores onde solicitaram que a prefeitura suspendesse as instalações da empresa, pois concordam que o bairro não precisa ou necessita de progresso, advindos deste empreendimento.
Gravadora de música:
O Sr. Jorge Andrade estrategista de negócios que possui ampla experiência em negociar meio aos conflitos presentes nas negociações, sendo ele o representante da gravadora tem como objetivo, obter a liberação do empreendimento pela prefeitura e órgãos competentes e garante que o progresso e inevitável e contínuo e que o bairro e as regiões circunvizinhas receberam melhorias, igualmente ao empreendimento ali instalado.
2° PASSO: HABILIDADES ESSÊNCIAIS DOS NEGOCIADORES
Com base no modelo de Jung, podemos mapear as táticas, estilos e características de ambas as partes:
Associação dos Moradores: Utilizam um estilo de negociação restritivo caracterizando interesses próprios na negociação, ou seja, para o bem comum dos moradores com uma ideia de que o bairro não necessita de progresso, pois já vivem assim há cinco anos (idade do bairro). Tendo como tática de negociação, adiantar o maior número de informações negativas apontadas pelos moradores que o empreendimento possa gerar no local.
Gravadora de música: Visando uma melhoria para ambas as partes, manterá um estilo de negociação amigável construindo um relacionamento de confiança com a associação dos moradores, tendo como tática paciência, cordialidade e ética, para que a outra parte possa expor seus argumentos, podendo assim usar a comunicação como sua aliada durante a negociação.
...