DESIGN THINKING
Por: isisritter00 • 2/9/2016 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 550 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Ísis Alves Ritter Viana
Cadeia de Suprimentos
Luzia Teodoro
DESIGN THINKING
DESIGN THINKING
O Design Thinking é o conjunto de métodos para tratar problemas, relacionados à análise de conhecimento e propostas de soluções. Tem uma forma de colocar as pessoas no centro do desenvolvimento de um projeto, criando questionamentos durante o mesmo, para chegar a soluções que são interessantes para eles, financeiramente inteligentes e tecnicamente possível para se transformar em realidade. Sua principal premissa é que, ao entender os métodos e processos que designers usam ao criar soluções, indivíduos e organizações seriam mais capazes de se conectar e revigorar seus processos de criação a fim de elevar o nível de inovação.
Mesmo contendo várias etapas, o design não é um processo linear, dentro meios e fins definidos, cada etapa intercala na outra e assim forma todo o processo, se adequando a cada projeto trabalhado.
Etapas do Design Thinking:
1) Imersão
A equipe do projeto identifica quais os problemas, tanto do ponto de vista do cliente quanto do usuário final. A imersão é dividida em duas etapas: Preliminar e Profundidade, a primeira fornece o entendimento inicial do problema e a segunda quais as necessidades que farão o caminho das respostas para a segunda fase.
2) Ideação
A partir da pesquisa na fase de imersão, é a fase de brainstorm, workshops e cocriações, em que as ideias e sugestões devem fluir sem censura, sem medo de errar. Diversas áreas da empresa, são convidadas a participar.
3) Prototipação
Fase onde as ideias criadas em conjunto são validadas e verificadas, podem ser criados protótipos com desenhos, maquetes e outro materiais.
4) Implementação
São escolhidos os protótipos testados com melhor resultado e que melhor se adequem a realidade do usuário e do negócio.
A implementação do design thinking na cadeia de suprimentos, se deve na ordem das etapas descritas acima, os problemas são questionados com muita criatividade, empenho e tecnologia de inovação para pensar fora da caixa, sempre se reinventando.
Exemplo: As rosas - África > Mundo.
As rosas são produzidas na África e exportadas para o mundo todo, sem perder a qualidade e a beleza original delas.
O design thinking entrou para ter ideias criativas e solucionar o problema da empresa, para que elas chegassem aos destinos com toda a qualidade que os revendedores precisam, sem subir o preço.
As rosas são colocadas em câmaras frias, para o “metabolismo” delas, ser diminuído e a oxidação ser lenta e assim no transporte elas não morrerem, ao chegar ao seu ponto final, cliente (revendedor) elas estão com o aspecto necessário para o usuário final (cliente do cliente), possa compra-las sem problema algum.
...