DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO COM BASE NA VISÃO DEPARTAMENTAL E NA VISÃO POR PROCESSOS
Por: Spacelop • 19/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.454 Palavras (6 Páginas) • 179 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
FABIANO DOS SANTOS SILVA
GABRIEL SILVA SOARES
GIOVANA APARECIDA DE PROENÇA
JULIO CESAR ANTUNES GODOY
RAPHAEL TONHOLI NUNES
RICHARD A. BERTINOTTI
VITOR ABE VENCHIARUTTI
MODELAGEM DE PROCESSOS
DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO COM BASE NA VISÃO DEPARTAMENTAL E NA VISÃO POR PROCESSOS
Tatuí-SP
2º Semestre, 2019
FABIANO DOS SANTOS SILVA
GABRIEL SILVA SOARES
GIOVANA APARECIDA DE PROENÇA
JULIO CESAR ANTUNES GODOY
RAPHAEL TONHOLI NUNES
RICHARD A. BERTINOTTI
VITOR ABE VENCHIARUTTI
MODELAGEM DE PROCESSOS
DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO COM BASE NA VISÃO DEPARTAMENTAL E NA VISÃO POR PROCESSOS
Trabalho apresentado à disciplina Modelagem de Processo, visa o entendimento da gestão com base na visão departamental e na visão por processos e suas diferenças, sob orientação do Prof. Dr. Antônio Cesar Sacco.
Tatuí-SP
2º Semestre, 2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. GESTÃO COM BASE NA VISÃO DEPARTAMENTAL 5
3. GESTÃO COM BASE NA VISÃO POR PROCESSOS 6
3.1. ETAPAS DA GESTÃO DE PROCESSOS 6
3.2. BENEFICIOS DA GESTÃO DE PROCESSOS 7
4. DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO COM BASE NA VISÃO DEPARTAMENTAL E NA VISÃO POR PROCESSOS 9
5. ENTRE AS VISÕES APRESENTADAS, QUAL A MELHOR? 10
REFERENCIAS 11
ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1: Diferença entre visão departamental e visão de processos. 9
1. INTRODUÇÃO
O gerenciamento das atividades organizacionais deve ser visto e direcionado de forma satisfatória para a empresa. Além disso, em um mundo empresarial extremamente competitivo, toda a infraestrutura organizacional deve esta sincronizada em busca de um objetivo em comum.
Sabendo disso, o presente trabalho transcorrerá o gerenciamento das atividades com base em duas visões, a departamental e a por processos, abordando não só o conceito de cada visão, mas também suas diferenças.
2. GESTÃO COM BASE NA VISÃO DEPARTAMENTAL
A gestão dos processos da instituição, a qual não propicia uma interação entre os departamentos, é conhecida como gerenciamento baseado em uma visão departamental. Segundo CARRAGA (2011), a visão departamental limita a atuação dos departamentos de uma organização e impede que os diversos departamentos trabalhem em conjuntos para atingir objetivos e metas globais da organização como um todo.
Na visão departamental, o conceito é similar ao de linha de montagem, onde cada trabalhador tem somente a visão do seu departamento. As tarefas são definidas em função do departamento da organização, sem a avaliação do valor agregado de cada atividade com relação ao negócio (BASTOS, 2014). Logo, podemos observar que este modelo de gestão não considera a sincronia de atividades interdepartamentais como fator importante para os resultados da empresa.
Com tudo, observamos que a gestão com base na visão departamental possui como caracteristica o isolamento departamental, que impede o direcionamento de objetivos em conjunto, invibiliza o colaborador de possuir uma visão global do processo e não considera que cada atividade agrega seu valor a organização como um todo, constratando com a gestão com base na visão por processo que veremos no proximo capitulo.
3. GESTÃO COM BASE NA VISÃO POR PROCESSOS
O processo é como um conjunto de atividades que tem o objetivo de produzir um produto (DAVENPORT, 1992).Quando é utilizada a visão por processo, destacamos a importância da compreensão de como o trabalho é executado no todo e não especificamente em cada departamento, vai além utilizando uma visão sistemática da organização, analisando as interações entre os processos de trabalho, comportamentais e de mudança (GARVIN, 1988).
Ademais temos a organização e foco nos processos, com uma melhor compreensão da organização e de onde devemos otimizar. A abordagem por processo possibilita uma visão dinâmica, valorizando o resultado global e não apenas o sucesso do trabalho de cada setor (CARVALHO, 2005).
3.1. ETAPAS DA GESTÃO DE PROCESSOS
São varias formas de executar a gestão de processos, uma delas é a divisão por etapas de um trabalho que envolve a criação de um processo.
• Planejamento.
Onde se cria o projeto, e é analisado para saber ao certo o objetivo do processo e sua relação com a estratégia da empresa.
• Modelagem.
A modelagem trata do fluxo do trabalho, como será a prática do processo a ser desenvolvido.
• Simulação.
É a fase que as atividades definidas na modelagem são postas a prova.
Serve para avaliar se a modelagem está sendo bem aceita
...