Descreva a rota dos diamantes das fontes até os destinos finais
Por: andrade12345 • 22/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 221 Visualizações
1.Descreva a rota dos diamantes das fontes até os destinos finais.
Há milhões de anos, as profundezas da Terra foram tomadas por uma onda de calor avassaladora. O miolo do planeta ferveu. Quando a temperatura atingiu 3.815º C, grandes porções de carbono enterradas no solo sofreram uma mutação espetacular. Da massa vulcânica ardente, desprenderam-se cristais transparentes de tons amarelados, esverdeados, rosa e branco leitoso. Com o tempo, devido à pressão no interior da Terra, essas pedras acabaram sendo expulsas para camadas bem próximas à superfície e algumas chegaram a romper o solo. Assim brotaram os diamantes.
O diamante é um mineral relativamente pesado, com uma densidade de 3.52 g/cc, e, portanto tende a se acumular em cacimbas, em leitos e margens de rios, principalmente em suas curvas, etc.
É também, no outro lado da moeda, fonte de sofrimento e injustiça, como mostra o filme Diamante de Sangue.
A Serra Leoa na (África do Sul) revolucionários em guerra com o governo denominado como Força Unida Revolucionaria (FUR). Várias tropas invadiram aldeias e obrigam os homens fortes e saudáveis a trabalhar como escravos em campos de mineração de diamantes, as crianças eram submetidas a verdadeiras lavagens “cerebrais” e trabalhavam como guarda de minas e soldados treinados para matar.
Os guerrilheiros da (FUR) trocavam diamantes por armas ilegais, Charles Taylor era o ditador da Libéria uns dos parceiros da FUR nesse comercio ilegal. Milhões de pessoas foram mortas nessa época por conflitos financiados pelo diamante, após a intervenção da ONU o exercito da FUR foi detido e seus lideres presos.
[pic 1]
O nome diamante de sangue está relacionado a conflitos. Quem são as forças em confronto e quais os motivos.
Sim,o nome diamante de sangue esta relacionado a conflitos devido as milhares de pessoas mortas, para conseguir resistir tanto tempo, a RUF contrabandeava diamantes para pagar por armamento e drogas e para conseguir novos soldados, eles invadiam vilas, matavam pais e mães e levavam os filhos, que eram drogados e forçados a dar continuidade a este ciclo, os homens fortes eram levados para trabalhar nos campos de mineração de diamantes como escravos.
As forças em confronto eram entre o governo da África do Sul e com rebeldes da Serra Leoa com o nome Frente unida Revolucionaria (FUR).
Os motivos que levarão a tal guerra foram, o interesse nos diamantes que brotavam com fartura no solo africano que podiam financiar seus projetos de poder, a fim de levar a melhor na guerra civil os guerrilheiros da FUR tomaram o controle das minas do governo.
De onde vem os armamentos para os conflitos?
Os armamentos para os conflitos viam de contrabando ilegal.Um dos parceiros nesse comercio era o ditador da Libéria, Charles Taylor.
[pic 2]
Qual é o papel dos mercenários sul africanos no conflito?
O papel dos mercenarios era encontrar compradores para os diamantes
- Como os diamantes de sangue tornam-se legalizados?
Os diamantes de sangue tornaran-se legais pois os criminosos pasaram a fraudar a origem das pedras,registrando-as em outros países.
O ato de cortar os braços tem importância no processo? Qual é a importância?
Sim,a importancia do ato de cortar braços tem o objetivo de fazer com que tudo funcionace como a FUR queria, e todos que saiam da linha eram mortos ou tinhas seus braços cortados com facão.
7. Como os consumidores de diamante contribuem para o conflito?
Os consumidores de diamantes contribuem para o conflito com a simples procura e compra da pedra,fazendo com que aumente o trabalho,numero de escravos,pessoas mortas etc.O governo tambem vendo que os FUR estão encontrando grande quantidade de diamante logo vai querer recuperar o poder sobre as terras para usar as pedras em seu beneficio provocando cada vez mais conflitos.
8. Qual o papel da imprensa na resolução ou divulgação dos conflitos?
O papel da imprensa é de divulgar o contrabando,as mortes todos os crimes para alguma coisa seja feita sobre esses crimes.
9. Qual o papel das organizações humanitárias diante do problema criado com a guerra civil?
O papel das organizações é o de arrumar uma solução para o fim desses crimes ,achar alguma maneira de controlar o comercio ilegal dos diamantes evitando assim muitos outros crimes.
10. Que outras riquezas causam ou causam conflitos como este na África?
São vários os conflitos no continente africano; o que é pior, muitos deles está longe de um processo de pacificação. A maioria é motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Novo Partido Nacional (NNP). O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.
Outro fator agravante para o surgimento desses conflitos na África se refere ao baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação de governos ditatoriais. Durante a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos e a União Soviética, ocorreu o financiamento de armamentos para os países africanos, fornecendo aparato técnico e financeiro para os distintos grupos de guerrilheiros, que muitas vezes possuíam – e ainda possuem – crianças que são forçadas, através de uma manipulação ideológica, a odiarem os diferentes grupos étnicos.
...