Detalhamentos Dos Impactos E Preocupações Com A Unificação Do Código De Material Obra
Por: Thiago Nunes Monteiro • 15/6/2023 • Artigo • 857 Palavras (4 Páginas) • 62 Visualizações
[pic 1] | Detalhamentos dos Impactos e Preocupações com a unificação do código de Material Obra |
Deverá ser estruturado neste documento todos os pontos de impactos e preocupações sistêmicos e de processo com a Unificação do Código de Obra.
Por Exemplo: Materiais que são adquiridos para uma obra pela Engenharia que poderão ser adquiridos também para estoque ou que poderão ir para o estoque após o encerramento da obra
- Recomendo que seja numerado cada ponto individualmente.
- Quando se tratar de um processo deverá detalhar qual o processo, áreas envolvidas e impactos e preocupações;
- Quando se tratar de um sistema deverá detalhar qual o sistemas e ponto especifico do sistema que serão impactados e suas preocupações.
- Em todos os casos colocados deverá ser colocado no mínimo uma recomendação de como tratar o impacto e as preocupações.
ANÁLISE NA ÓTICA DE COMPRAS by THIAGO MONTEIRO
Desvantagens de dados duplicados no cadastro tem um custo muito alto porque:
- Gera imprecisão das informações em análises, relatórios e insights ruins de custos e compras;
- Consome tempo (um bem irrecuperável) desnecessário das equipes de compras e requisitantes;
- Gera o risco de aquisição de materiais desnecessários (saldos disponíveis em sobra de obra);
- Gera o risco da dupla estocagem física de itens de mesma especificação (seja CAPEX e OPEX);
- Gera perda da rastreabilidade de produtos (qualidade e certificação) e preços (códigos distintos);
- Gera trabalho duplo para assegurar a cobertura de compras sob contrato automatizadas (rápidas);
- Gera o risco perda de produtividade dificultando a compra por lote em fretes unificados no mercado;
- Gera não atualização de especificação de itens iguais com códigos distintos podendo gerar compra errada.
Pontos de Atenção e Sugestões:
Recomendamos a concatenação ou agrupamento de parâmetros dos campos da RC (a cada compra por PR/PC) e não apenas por parâmetros do CODMAT (item a item) para fazer tratativas fiscais e contábeis, mensurar estoques e eliminar impactos da duplicação de itens.
Não é recomendável ou correto assumirmos a premissa que um CODMAT é imutável ou único quanto ao propósito da sua aquisição, pois hora pode ser para CAPEX, hora pode ser OPEX ou mesmo manter-se para ambos durante certo período conforme estratégia comercial/tributária/contábil da CBMM como melhor lhe convier maior produtividade e ganhos financeiros.
Visualizamos que há impacto nas áreas fiscal e contábil da CBMM referente a elaboração de novos relatórios e reconstrução de fluxo de apuração fiscal e contábil nas rotinas de atribuição de despesas e pagamento de impostos junto a órgãos públicos competentes.
Apontamos que requisição de compras (RC no SAP ECC e PR no Ariba) contêm vários parâmetros que podem ser usados para definir com precisão acurada qual a aplicação do BEM ou SERVIÇO, não se limitando ao CODMAT para a CBMM tratar respectivos impostos nas demandas de CFOP / J1BTAX / IVA / BRF+ / MASTERSAF/ VIM – MIRO / SPENDS e IN86.
Por exemplo ver a lista abaixo com 10 opções editáveis para classificar CAPEX/OPEX:
- Campo Código de Utilização de Material: 0=Revenda, 1=Continuação do processamento; 2=Consumo; 3=Imobilizado. (CODMAT)
- Campo Categoria CFOP: 0=Material, 1=Eletricidade, 2=Comunicação, 3=Transportes, 4=Animal, 0Z=Imobilizado, 1Z=Imobilizado-ICMS, 2Z=Combustíveis/Lubrificantes, 3Z=Frete para Industrialização, 4Z=Imobilizado-RECAP. (CODMAT)
- Campo Categoria Classificação Contábil: 18 opções alfanuméricas. Exemplo: Ordem, Projeto, Imobilizado e Centro de Custo. (RC/PR)
- Depósito: 91 opções alfanuméricas. Exemplo: SUC (Sucata), FAZ (Fazenda), 0001 (Matéria Prima), 9900 (COMIPA), 7400 (Calcinação), 7200 (Dessulfuração II), etc. (RC/PR)
- GCM (Grupo de Compras): 3 dígitos alfanuméricos. Exemplo: 070 (Thiago Monteiro), OBC (Obra Civil), OBM (Obra Mecânica), PAE (Barragens Emerg.), etc (190 opções listadas). (RC/PR)
- Campo Origem de material: 0=Nacional, 1=Estrangeiro-Import.direta, 2=Estrang.-aquis.merc.interno, 3=Nacional-cota import.40 a 70%, 4=Nacional-produção com incentivo fiscal, 5=Nacional-cota import. Até 40%, 6=Estrang.-import.dir, 7=Estrang.-aquisi.int. ,8=Nacional- cota de import. Acima 70%.(CODMAT)
- Campo Código de Controle ou NCM (Nomenclatura Comum de Mercosul): 10 dígitos numéricos (material) e 4 dígitos numéricos (serviço LC116). (CODMAT)
- Conta do Razão (Conta Contábil): 7 dígitos numéricos. (RC/PR)
- Centro de Custo: 3 dígitos alfanuméricos, com identificação de responsável e com validade de data (início e fim). (RC/PR)
- Divisão: COMG (comig) e SCP. (RC/PR)
A análise foi feita na ótica de que um material de estoque não será adquirido pelas áreas, que será realizado reservas. Ao gerar a PR não ter-se-á a informação a respeito da utilização do material no envio da cotação.
...