Disciplina “Projeto Integrador “Acolhimento e atenção”
Por: Carol Souza • 29/5/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 1.399 Palavras (6 Páginas) • 87 Visualizações
[pic 1]
Disciplina “Projeto Integrador “Acolhimento e atenção”
Fragilidade emocional de pacientes em cuidados paliativos: COVID-19
Lara Fabian Rocha Rodrigues
RA:922108581
Almir Pereira da Silva
RA:922111648
Samantha silva de costa
RA:922110565
Ana Carolina Ferreira
RA: 920204249
Vitória Regina de Fátima Silva
RA: 922107996
Hugo gasbarro lacerda soares
RA:922110600
Caroline de Souza Nascimento Santos
RA: 922112392
Gabriela de Melo Figueiredo
RA: 922109020
Haliff Oliveira
RA: 921206419
Vanessa de Souza Silva
RA: 3021102402
Isabela Caroline de Camargo
RA 1419101777
ORIENTADOR: Meire Roberta B.Mendes Ledesma
SÃO PAULO
2022
SUMÁRIO
1.0 Introdução aos cuidados paliativos .......................................................
2.0 Material e métodos ...............................................................................
3.0 Desenvolvimento.................................................................................
4.0 Conclusão ..............................................................................................
5.0 Referências Bibliográficas......................................................................
1.0 INTRODUÇÃO
A covid 19 foi um surto epidemiológico global iniciando-se na China. Havendo o primeiro caso no Brasil em 26 de fevereiro de 2020.
A covid 19 é uma variante do coronavirus de extremamente rápido contágio e agressivo, causando perda dos sentidos olfato, paladar. “ A síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2), o sétimo coronavírus humano, foi descoberta em Wuhan, província de Hubei, China, durante a recente epidemia de pneumonia em janeiro de 2020 . Desde então, o vírus se espalhou por todo o mundo e, a partir de 20 de maio de 2020, infectou 4.806.299 pessoas e causou 318.599 mortes. Sars-CoV-2, bem como o CORONAVÍRUS SARS-CoV e síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) causam pneumonia grave com taxa de fatalidade de 2,9%, 9,6% e ∼36%, respectivamente .A covid age de forma tão severa e violenta causando graves doenças pulmonares como dispnéia, dores no peito e infecção aguda dos pulmões levando o paciente a ser entubado em estado grave sem saber se o paciente poderá sobreviver a tal situação, devido rapidez do vírus de deteriorar o sistema pulmonar. causando cerca de 621 milhões de casos e mais de 6 milhões de mortes.
“ Os Cuidados Paliativos é uma abordagem voltada para o controle de sintomas,conforto e qualidade de vida, deve ser oferecido em conjunto com o tratamento padrão de qualquer doença que ameace a continuidade da vida” havendo ou não a possibilidade de reversão do quadro da doença." Sendo assim, pacientes com coronavírus também se encaixam em tal situação, porém pela falta de experiência em tal situação, e recursos a equipe de saúde não conseguir lidar com a situação de emergência." Durante a mesma , a falta de integração dos CP aos protocolos de triagem ignora as necessidades dos pacientes que precisam urgentemente desse tipo de atendimento, sustentada por uma falsa dicotomia onde a opção de não fornecer os CP se deve à necessidade de favorecer o tratamento.” Outra descoberta da COVID-19 , foi suas variantes que , para prejudicar ainda mais a área da saúde foi evoluindo , o vírus sofre a mutação permitindo certas vantagens dentro das variantes anteriores prejudicando o sistema imunológico do paciente . Tais variantes como: Alpha , Beta , Gamma, Delta e Ômicron 3, assim cada linhagem se tornando ainda mais perigosa e de fácil transmissão
2.0 MÉTODOS
Foi dirigido um estudo sobre cuidados paliativos na covid 19.
Negligenciado devido a falta de experiência em tal situação e o risco que os profissionais corriam pela alta rapidez do vírus de se propagar .
Os cuidados paliativos vem com uma ideia de dar ao paciente uma morte digna, estes cuidados prevêem a ação de uma equipe interdisciplinar, onde cada profissional reconhecendo o limite da sua atuação contribuirá para que o paciente, em estado terminal, tenha dignidade na sua morte.
Esse estudo consiste em avaliar os cuidados realizados em pacientes que necessitavam dos CP durante pandemia global ocorrida recentemente. Para o entendimento do estudo buscamos artigos que relatam os acontecimentos durante o ápice da pandemia.
“Diante da imposição de padrões etários em acordos para alocação de recursos escassos, o cenário da pandemia de covid- 19, nos grupos de riscos tais como: idosos , crianças e pacientes com doenças respiratórias como a ( DPOC) , demonstram um tipo de discriminação contra esse publico que desconsidera suas biografias e valores”.
Para a seleção dos artigos foram utilizados as palavras chave (covid 19 , cuidados paliativos na covid 19).
3.0 DESENVOLVIMENTO
De acordo com os dados encontras dos cuidados paliativos na covid 19 e discussão entre o grupo foi constatado que os cuidados CP houve várias divergências éticas dos profissionais de saúde devido a imensidade da situação e proporção de infectados e motos devido a variante do coronavírus.
Milhares de pessoas morram sem ter acesso aos cuidas paliativos que lhe devia ser aplicado. E muitas que conseguiram sair das UTI em vida também não recebem os cuidados CP devido. Em meio essa situação de crise e desespero muitos profissionais não estavam preparados para esse tipo de situação. Em cuidados CP em grande escala.
...