Diversidade no Ambiente de Trabalho
Por: Amanda Fernandes • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.038 Palavras (13 Páginas) • 687 Visualizações
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. DIVERSIDADE: CONCEITOS E DIMENSÕES
3. DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
3.1. Brasil
3.2. Mundo: EUA
4. DIVERSIDADE COMO VANTAGEM COMPETITIVA
5. GESTÃO DA DIVERSIDADE E A ADMINISTRAÇÃO DE RH
6. CONCLUSÃO
7. QUESTÕES
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O termo diversidade remete a um princípio básico: diferença. Mais especificamente, as preocupações com esse assunto giram em torno de como respeitar e valorizar o outro e quais são as contribuições ao meio social em que se vive, mesmo com a variedade de origens, etnias, orientações sexuais e personalidades.
Com o avanço da globalização e de novas tecnologias, o mundo está cada vez mais interconectado. Como consequência desse fato, as relações interpessoais, empresariais e a força de trabalho se apresentam com diferentes estilos e novas formas.
Percebendo a importância da diversidade no ambiente corporativo, ela ganha espaço como alvo de preocupação por parte das organizações, ainda que, inicialmente, fosse entendida como irrelevante para a eficácia das corporações. A diversidade humana é vista como fundamental para o desenvolvimento de uma empresa.
Sob essa visão, o objetivo deste trabalho está em apresentar alguns conceitos sobre a diversidade, entender como ela ocorre no Brasil e no mundo bem como se desenvolve nas organizações. Dessa forma, será possível entender de que forma proporciona vantagem competitiva paras as empresas e a sua relação com o Recursos Humanos.
Para isso o trabalho será composto pela seguinte estrutura: introdução; diversidade: conceitos e dimensões; diversidade nas organizações (Brasil e mundo: EUA); diversidade como vantagem competitiva; gestão da diversidade e a administração de RH; conclusão; questões e referências bibliográficas.
DIVERSIDADE: CONCEITOS E DIMENSÕES
A palavra diversidade apresenta diferentes conceitos, variando de acordo com o autor. Alguns deles são:
“Características humanas que fazem as pessoas diferentes umas das outras” (LODEN, Marilyn; ROSENER, Judy B., 1991).
“A diversidade existe dentro de um grupo quando os membros diferem uns dos outros ao longo de uma ou outra mais importante dimensão” (LEWIS; FRENCH, 2000).
“Um misto de pessoas com identidades de grupo diferentes dentro do mesmo sistema social” (NKOMO; COX, 1999).
Apesar disso, o conceito de diversidade carece de uma especificidade. Nas áreas acadêmicas e de Recursos Humanos ainda não possui uma definição consistente devido, principalmente, à subjetividade do termo, ao recente conhecimento teórico sobre o tema e a sua atual evolução dentro das organizações.
Além disso, a diversidade possui diferentes fontes. Essas fontes de diferenças individuais são, geralmente, agrupadas em duas dimensões:
- Primária; que diz respeito sobre as características que são biologicamente determinadas, como raça, gênero, idade e alguns atributos físicos como família e sociedade na qual as pessoas nasceram;
- Secundária; que inclui características que a própria pessoa pode adotar, abandonar ou modificar durante sua vida por meio de escolhas, como experiência de trabalho, renda e estado civil.
IMAGEM 1 – Dimensões da Diversidade[pic 1]
Fonte: GODOY, Arilda Schmidt - 2ª ed., 2008, p. 58.
DIVERSIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
A diversidade no ambiente interno empresarial pode representar uma melhoria na qualidade de vida do trabalho. No ambiente externo, nas relações com o mercado e a sociedade, as iniciativas que priorizam a diversidade podem significar uma expressiva melhoria na imagem de marca.
Produtividade, competitividade e compromisso social são requisitos básicos de sustentabilidade e sucesso dos negócios.
Sob essa perspectiva, dois fatores importantes que enfatizam a relevância da diversidade para as organizações são: o uso crescente de times formados por membros de diferentes áreas funcionais em busca de vantagem competitiva e a atuação cada vez maior em mercados globais e com operações de negócios em nível mundial.
Brasil
A diversidade no Brasil é assunto histórico, vindo de um prolongado processo de miscigenação de várias vertentes. Desde o começo de sua história, o país foi marcado pela presença de diferentes povos e culturas, uma combinação de elementos europeus, indígenas e africanos que ao longo do tempo tiveram crenças, falas e costumes se integrando.
Por conta da multiplicidade e grande diversidade étnica e intenso processo de miscigenação, a população brasileira advém de uma reconhecida tolerância à cultura de outros povos que constituem a sociedade, a valorização e participação nela. Entretanto, não é só de pontos positivos que a profunda diferença do povo brasileiro vive; o processo de mistura gerou muitas desigualdades.
...