A Sustentabilidade, Diversidade e Trabalho Decente
Por: rodrigosc2 • 2/6/2022 • Trabalho acadêmico • 1.007 Palavras (5 Páginas) • 545 Visualizações
INTRODUÇÃO
Atualmente muito se ouve sobre Sustentabilidade, Diversidade e Trabalho Decente, assuntos que têm tomado grande proporção entre a sociedade como um todo.
O conceito de sustentabilidade surgiu em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que a partir de então ficou conhecido como a forma de usufruir dos recursos naturais no presente, mas sem comprometer com os recursos naturais para as futuras gerações. Partindo deste conceito temos o chamado Tripé da Sustentabilidade, que consiste em três eixos: econômico, ambiental e social.
A sustentabilidade econômica está relacionada com a produção e consumo de bens e serviços. A sustentabilidade ambiental está relacionada com a forma em que a sociedade e empresas utilizam os recursos naturais do planeta e a sustentabilidade social está relacionada com as condições de vida para o ser humano, por exemplo: educação, saúde e lazer.
A sustentabilidade social também está diretamente ligada a diversidade, mas então sobre o que trata a diversidade? Ela trata a inclusão das minorias, mas quando falamos em minorias não significa que estes grupos possuem menor quantidade numérica na sociedade, mas sim as formas como são vistos, ou seja, como pessoas inferiores aos demais, por isso ações sociais são tão importantes para que essas pessoas sejam vistas como iguais, trazendo maior equidade para todos.
E por fim, o Trabalho Decente, que vem de encontro com a Sustentabilidade e a Diversidade, pois, este visa um trabalho adequado, remunerado e que seja exercido com segurança e proporcionando uma vida digna ao ser humano.
Dentro das temáticas apresentadas este trabalho tem como principal objetivo aprofundar o tema Gestão da diversidade nas empresas.
Assim, de forma aprofundada, o método para desenvolvimento deste trabalho é a Pesquisa bibliográfica, a partir da leitura de materiais de apoio e textos norteadores, bem como artigos acadêmicos e notícias reais do que tem acontecido no mundo para aplicação prática e pontual de todo o conteúdo necessário para o Projeto Integrador II.
DESENVOLVIMENTO
Atualmente as empresas cada vez mais abrem espaço para a inclusão em suas equipes de trabalho e esta é uma ação de crescente relevância, denominada como Gestão da Diversidade.
Este novo modelo de gestão vem tomando força perante as organizações e para começar é necessário criar políticas específicas para promover a diversidade, mudar a forma de comunicação da empresa e a estrutura física (em alguns casos), alinhamento da cultura da empresa e principalmente, agir contra o preconceito existente em relação às minorias. Todas essas ações tem o intuito de garantir a inclusão dos grupos minoritários nas empresas, norteadas por valores como respeito, equidade e igualdade, além de que a gestão da diversidade tem como base a criação de uma cultura organizacional aberta a enxergar o candidato através de outras perspectivas.
Levando em consideração dados de uma pesquisa realizada pela Pulses (Plataforma de Gestão Contínua de Pessoas), onde de 6.000 questionados, apenas 10% se declararam negros, LGBT's ou deficientes, podemos observar nessa métrica um exemplo básico de baixa diversidade, sendo isso um desafio para as corporações e a sociedade.
Empresas de grande nome como a Sodexo, Microsoft e Magazine Luiza ganham destaque por seus programas de diversidade e inclusão e, mesmo não sendo uma tarefa fácil, os benefícios que a diversidade pode alcançar dentro das empresas são muitos, que vão desde o aumento nos lucros até a possibilidade de inovação, afirma a jornalista Andressa Navarro, em seu site FREELAS.
Um exemplo a ser citado de como as empresas estão trabalhando para implantar a gestão da diversidade é o Magazine Luiza, que fez história e causou polêmica em seu programa de Trainee para Negros. Em uma entrevista ao programa Roda Viva, a Presidente da empresa Luiza Helena Trajano, afirmou que após observar uma baixa adesão de negros em seu programa de trainees e uma pesquisa entre gestores, chegaram à conclusão de que apesar do Brasil ter uma população de 50% de pessoas negras ou pardas, o percentual dessas pessoas que eles empregavam era de apenas 16%. Baseados nesses dados eles criaram um programa de trainee não com uma cota percentual para negros, mas sim voltado apenas para pessoas negras. Essa iniciativa ganhou notoriedade e também gerou críticas por ser considerado um exemplo de racismo reverso por algumas pessoas.
E porque implantar a diversidade não é uma tarefa fácil? A resposta é simples, o preconceito é uma construção social em relação às minorias e muitas vezes pode ser bem difícil de combater, mesmo este não sendo intencional. Por isso, o trabalho de desconstruir todo o preconceito enraizado na sociedade demanda a participação de todos, sejam organizações, governantes e principalmente, em nossas atitudes diárias.
CONCLUSÃO
Diante do panorama exposto sobre a gestão da diversidade, podemos concluir que esta tem se tornado uma ação de crescente relevância dentro das empresas e do meio em que vivemos e um dos desafios dos gestores é manter a harmonia entre o todo, respeitando os diferentes grupos que possam existir dentro de uma organização.
...