E-COMMERCE: ESTUDO DA SATISFAÇÃO DO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO AO ATO DA COMPRA ONLINE.
Por: elenlorena • 11/12/2020 • Artigo • 874 Palavras (4 Páginas) • 232 Visualizações
SIMPÓSIO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA
E-COMMERCE: ESTUDO DA SATISFAÇÃO DO ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO AO ATO DA COMPRA ONLINE.
Curso: Administração
Welliton Roque Santos (Orientador) Docente FAVAG. e-mail: wellitonroque.consultoria@gmail.com;
Liliane Lopes Cardoso Discente FAVAG. e-mail: lilianymodas@hotmail.com
INTRODUÇÃO
A inserção de novas modalidades de transações comerciais no mercado surgiu com a era digital, remodelando o conceito da atividade econômica. Refere-se da evolução do varejo tradicional com as operações sendo realizadas no âmbito eletrônico (FERREIRA, 2008). O comércio eletrônico vem evoluindo cada vez mais, e para se manter no mercado empresas investem nessa nova modalidade de varejo. Sendo assim o comércio oferece diversos produtos e serviços.
Neste novo cenário, algumas empresas não aderiram de forma correta ao comércio eletrônico. As empresas precisam investir cada vez mais no comércio eletrônico, pois é necessário um plano estratégico para uma melhor comunicação com os clientes e se sobre sair tanto no diferencial quanto maximização dos lucros.
Os consumidores estão mais exigentes, e com o fácil acesso à internet e de forma rápida ele passou ater mais escolhas e opções de compra. Sendo assim é preciso buscar a intender as suas necessidades, seus requisitos exigidos referentes ao produto/serviço. Com tudo desde a visibilidade do produto ate o pós venda. Compreender o nível de satisfação dos consumidores em relação ao comércio eletrônico é fundamental para o sucesso de qualquer empresa que investe no ambiente eletrônico.
O que impulsionou a realização deste trabalho foi compreender o processo de decisão do consumidor em relação ao comércio eletrônico, cabe destacar que este estudo é para compreender especialmente os acadêmicos do curso de administração. A possibilidade de realizar compras, vendas e pesquisas, entre outros benefícios sem sair de casa, é o grande responsável pelo crescimento desse setor. É essa oportunidade não está restrita aos grandes empreendimentos, mas também para os pequenos negócios.
O objetivo geral desta pesquisa é a análise e compreensão da satisfação nas compras online dos consumidores, sendo que, foram analisados os acadêmicos de Administração. Seguidos pelos objetivos específicos, primeiro a Identificação e análise dos fatores de escolha nas compras online; segundo a descrição das caraterísticas dos modos de compras dos consumidores online; terceiro a comparação do comportamento de compra em lojas tradicionais e/ou virtuais, o quarto e último objetivo específico é a identificar e descrição do perfil do comportamento do consumidor digital.
Entender o comportamento do consumidor às vezes é difícil, mas este estudo tente mostrar de forma relevante à realidade do comércio eletrônico na vida das pessoas.
Metodologia
Segundo Mascarenhas (2012), a metodologia serve como embasamento para esclarecer tudo o que foi realizado durante a pesquisa. Sendo assim para a realização deste estudo, foi empregada a pesquisa de caráter descritivo e exploratório, empregando-se métodos qualitativos e quantitativos para a análise de dados. Assim apesentando um panorama no comportamento dos acadêmicos de administração de Janaúba em relação a compras online. Para se obter um maior conjunto de informações e um melhor entendimento deste estudo, foi aplicado um questionário online para acadêmicos responderem.
Resultados e discussão
Analisamos quais produtos os entrevistados mais compram pela internet sendo eles, o primeiro 38,2 % acessórios em geral, sendo o segundo mais comprado, com 25,5% eletrônicos, em terceiro com 18,2 % confecção e em quarto e quinto lugar, com 18,1% calçados e moveis ou eletrodoméstico.
[pic 1]
Quanto à influencia a comprar online, o gráfico 12 mostra os seguintes dados. 32 pessoas, 58,2% revelam que o preço e a oferta mais influencia na compra. Sendo que 18 pessoas, 32,7% dizem que é Conforto e comodidade e 5 pessoas, 9,1% por outros fatores.
...