ELITE DA PECUÁRIA BRASILEIRA
Por: MarciaCandian • 28/4/2016 • Trabalho acadêmico • 286 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
MARCIA REGINA PICCOLO CANDIANI RA 1226281
LUIS EDUARDO CANDIANI RA 1226230
FERNANDA RODRIGUES MARCONDES RA 1234599
POLO SÃO CARLOS
2014
ELITE DA PECUÁRIA BRASILEIRA
O texto nos informa que, nos últimos quatro anos, o rebanho brasileiro cresceu 2% enquanto a produção de carne aumentou 20%.
Baseado somente no texto, quais fatores contribuíram para que isso acontecesse?
Quando analisamos o texto fica nítido que sempre tivemos muito espaço e capim para criação do gado, mas quando comparamos resultados fica obvio que somente esses dois itens não foram suficientes para colocar a pecuária brasileira ao lado da Elite produtora Mundial.
Podemos comparar essa evolução com o que vimos acontecer nas indústrias na época da Revolução Industrial, ou seja, a busca de técnica, separar a cadeia produtiva, pensar no item logística e usar a ciência (genética) a esse favor.
E é exatamente o que os nossos pecuaristas estão fazendo, ainda que em pequena escala, observaram técnicas já usadas, modificaram para a nossa realidade e terreno e estão aplicando.
Quando pensamos na organização da produção em cadeia, isso significa separar em partes, tornar cada parte especialista em sua função e consequentemente uma maior produtividade.
Quando pensamos qual raça produzir, estamos aplicando uma melhoria no produto e utilizando a genética para efetuar essa melhora.
Portanto, três fatores foram cruciais para esse aumento de produção:
- Estratégia de produção em cadeia, onde um cuida da criação, outro do animal jovem e o outro do confinamento por 90 dias para a engorda antes do abate.
- Estratégia de logística, onde o confinamento para engorda acontece próximo ao local de abate.
- Melhoria da Genética, utilizando sêmen de reprodutores certificados.
...