EMPREGO DA ÉTICA E DAS NORMAS RELATIVAS AO POSICIONAMENTO DE UM AUDITOR EM UMA AUDITORIA
Por: Nennox123 • 1/6/2018 • Trabalho acadêmico • 6.444 Palavras (26 Páginas) • 281 Visualizações
FACULDADE GIANNA BERETTA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA EM SAÚDE
MARIA DA CONSOLAÇÃO COSTA MESQUITA
EMPREGO DA ÉTICA E DAS NORMAS RELATIVAS AO POSICIONAMENTO DO AUDITOR EM UMA AUDITORIA.
SÃO LUIS
2018
MARIA DA CONSOALAÇÃO COSTA MESQUITA
EMPREGO DA ÉTICA E DAS NORMAS RELATIVAS AO POSICIONAMENTO DO AUDITOR EM UMA AUDITORIA.
Trabalho produzido a título de conclusão da disciplina “Ética em Auditoria” do Curso de Especialização Auditoria em Saúde, apresentado ao Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade Gianna Beretta, como requisito à obtenção de nota.
SÃO LUIS
2018
EMPREGO DA ÉTICA E DAS NORMAS RELATIVAS AO POSICIONAMENTO DO AUDITOR EM UMA AUDITORIA.
O estudo é a valorização da mente ao serviço da felicidade humana.
François Guizot
RESUMO
O presente estudo teve como objetivo demonstrar o vínculo intrínseco da ética profissional em auditoria, frente aos desafios do auditor no sentido de evitar que irregularidades nas empresas auditadas prejudiquem a terceiros na sua tomada de decisão. Sabe-se que a auditoria é uma atividade de extremo envolvimento com estudos e requer total transparência sobre os fatos, e que muitas vezes servem de prova cabal na tomada de decisões, no entanto, é necessário que os auditores desenvolvam esta atividade utilizando-se sempre da ética pessoal e profissional, já que este profissional por vezes enfrenta problemas éticos quando do exercício de sua profissão que se circunscrevem nos conceitos de dever, direito, justiça, responsabilidade, consciência e vocação. Neste contexto, usou-se como metodologia um estudo descritivo e exploratório com uma abordagem qualitativa bibliográfica. Ao concluir este estudo foi possível perceber a grande responsabilidade do auditor no emprego de sua função, como também, um diferencial no desenvolvimento e resultado do trabalho, quando as normas técnicas e de conduta que regem esses profissionais, são aplicadas de forma correta.
Palavras-chaves: Auditoria, Conduta e Ética Profissional.
ABSTRACT
The present study aimed to demonstrate the intrinsic linkage of professional ethics in auditing, in the face of the auditor's challenges in order to avoid that irregularities in audited companies harm third parties in their decision making. It is known that auditing is an extremely involved activity with studies and requires full transparency on the facts, and that often serve as a good proof in the decision making, however, it is necessary that the auditors develop this activity using always personal and professional ethics, since this professional sometimes faces ethical problems when exercising their profession that are limited to the concepts of duty, law, justice, responsibility, conscience and vocation. In this context, a descriptive and exploratory study with a qualitative bibliographical approach was used as methodology. At the conclusion of this study it was possible to perceive the great responsibility of the auditor in the employment of his / her function, as well as a differential in the development and result of the work, when the technical norms of conduct that govern these professionals, are applied correctly.
Key words: Audit, Conduct and Professional Ethics.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 07
2 DEFINIÇÕES DE AUDITORIA 07
3 ÉTICA PROFISSIONAL 08
4 ÉTICA APLICADA À AUDITORIA 09
5 PRINCÍPIOS E RESPONSABILIDADES RELATIVOS AO AUDITOR 10
6 PLANEJAMENTO RELATIVOS AO TRABALHO DA AUDITORIA 12
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Vivemos o momento das auditorias, momento este definido pela necessidade de mais controle e planejamento. As mudanças econômicas, culturais e sociais que atravessam o Brasil, pedem uma mudança no perfil de país reconhecidamente pouco auditado. A oferta de serviços de auditoria hoje é bastante diversificada, inclui desde o tradicional serviço de certificação das demonstrações contábeis, passando por serviços direcionados para empresas de médio e pequeno porte, instituições governamentais até serviços de auditoria ambiental. Sendo assim, toda empresa, visando resguardar e salvaguardar seus interesses constitui, por política, a área de auditoria que tem por finalidade fornecer aos administradores, em todos os níveis, informações que os auxiliem a controlar as operações e atividades pelas quais são responsáveis. A auditoria visa preservar os interesses da própria empresa, de seus credores e do estado, sendo os maiores interessados; os executivos de empresas que não podem fiscalizar todos os atos de seus subordinados; os investidores que não tomam parte da administração da sociedade; os financiadores e fornecedores que desejam ver confirmada a possibilidade de liquidação de seus créditos; o fisco que tem na auditoria idônea, uma colaboração útil para a orientação dos contribuintes e para evitar a sonegação de impostos e também o poder público quando se tratar de empresas ou entidades de interesse coletivo.
...